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07/04/2025 - 10h47

Portos respondem por mais de 90% do comércio exterior do Brasil e Santos tem papel estratégico nisso


Fonte: A Tribuna On-line
 
Complexo portuário santista está conectado a 600 destinos em mais de 190 países e responde por 30% da corrente comercial nacional
 
Ligando mar e terra, os portos brasileiros são a espinha dorsal do comércio exterior e movimentam aproximadamente 95% das importações e exportações do País, garantindo o abastecimento dos produtos que chegam às casas dos brasileiros. O principal e mais estratégico é o Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul. De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), ele está conectado a 600 destinos em mais de 190 países e responde por 30% da corrente comercial nacional.
 
Para o presidente executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, o sistema portuário é de suma importância para o País. “O porto para o Brasil é vida. Sem porto não há economia, não há vida, não há desenvolvimento econômico, não há nada”, afirma.
 
Santos é a porta de entrada para diversos bens de consumo e garante que produtos importados cheguem ao País de forma eficiente, influenciando os preços dos bens no mercado e sustentando diversas indústrias com insumos essenciais. Por isso, o cais santista recebe e distribui milhares de produtos, desde o celular de última geração almejado pelos jovens, ao suco de laranja que adoça o dia a dia da população ou os fertilizantes utilizados pelo agronegócio para enriquecer o plantio do País.
 
Para o consultor portuário Roberto Paveck, praticamente todo brasileiro consome ou utiliza algo que passou pelo Porto de Santos. “Seja um alimento, um eletrônico, um medicamento ou um veículo, sua operação impacta diretamente o dia a dia da população. Desde o final do século 19, quando foi essencial para a imigração e o escoamento do café, ele se consolidou como a principal conexão do Brasil com o mundo”, destaca.
 
O presidente da APS, Anderson Pomini, diz que os principais países parceiros do Porto de Santos são China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Índia. Em âmbito nacional, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses estados abrigam 86 milhões de habitantes e respondem por mais de 50% do PIB brasileiro.
 
“Chegamos, em 2024, ao recorde de 180 milhões de toneladas movimentadas. A APS, responsável pela gestão do porto, também registrou um recorde de lucro líquido, alcançando R$ 844 milhões. Isso prova a eficiência e o comprometimento da companhia, que quer avançar ainda mais”, ressalta.
 
Exportações
 
Os principais produtos que saem pelo cais santista são os óleos de petróleo e minerais (14%), minério de ferro (8,1%), soja (6,2%), café não torrado (4,9%), celulose (3,7%), carnes bovinas (3,8%) e açúcares e melaços (3,8%). Juntas, as exportações desses produtos rendem ao Brasil US$ 48,3 bilhões.
 
“Nosso porto é responsável pela segurança alimentar de diversos países, por exportar grãos, proteínas essenciais para populações imensas na Ásia, África e até mesmo Europa”, enfatiza. {HEADLINE}
 
Exportações somam US$ 22 bilhões em fevereiro
 
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mostram que, em fevereiro deste ano, exportações somaram US$ 22,93 bilhões e as importações, US$ 23,25 bilhões. A corrente de comércio totalizou US$ 46,18 bilhões, representando um crescimento de 11,1% na comparação com fevereiro de 2024.
 
O valor exportado de US$ 22,93 bilhões representa queda de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2024 (US$ 23,35 bilhões). Já as importações cresceram 27,6% em relação a fevereiro de 2024 (US$ 18,22 bilhões).
 
Na importação, o resultado foi impulsionado pela compra de uma plataforma de petróleo, da China, no valor de US$ 2,7 bilhões.
 
A indústria de transformação se destacou nas exportações, com crescimento de 8,1% no mês. Entre os principais produtos industriais exportados estão celulose e carnes.
 
Impactos
 
Além de garantir o escoamento eficiente de mercadorias, o Porto de Santos também impacta outros setores. O diretor da Agência Porto Consultoria, Ivam Jardim, afirma que o sistema promove empregos, obras e melhorias. “O porto impulsiona a economia regional e nacional ao gerar empregos diretos e indiretos, fomentando o desenvolvimento da infraestrutura logística”, reforça.
 
Essa combinação de logística eficiente e acesso estratégico amplia as possibilidades de desenvolvimento econômico e geração de riqueza para o país. Isso resulta em atividades que impactam diretamente a vida dos moradores da região, como obras na Avenida Perimetral, a construção do túnel Santos-Guarujá, aguardada há um século, e o Parque Valongo, explica Jardim.
 
Importados
 
Entre os itens importados pelo Brasil destacam-se as peças de veículos, automóveis, medicamentos, inseticidas, herbicidas, compostos de nitrogênio e fertilizantes, essenciais para o país. Além disso, o Brasil também recebe embarcações, plataformas e estruturas flutuantes, que são empregadas em diferentes setores da economia. As principais origens e destinos das trocas comerciais via Porto de Santos são China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Índia. O comércio internacional é intenso com esses países, mas a conquista de novos mercados continua sendo uma prioridade, diz a APS, com delegações internacionais visitando o Porto de Santos o ano todo para explorar novas oportunidades.