Fonte: BE News
Com a modernização de sistemas, os trabalhadores e operadores portuários hoje possuem acesso às informações de forma mais ágil
Em sua terceira década de existência, comemorada este ano, o OGMO/Santos (Órgão Gestor de Mão de Obra) tem atuado cada vez mais no desenvolvimento de quatro pilares considerados pela entidade como transformadores: tecnologia, segurança, capacitação e governança. Segundo o OGMO, essa estratégia elevou de forma decisiva as condições de trabalho no Porto de Santos, as ofertas aos trabalhadores e as rotinas administrativas e operacionais.
A tecnologia, por meio da automação de processos, tem contribuído para evolução da relação diária dos trabalhadores e operadores portuários no OGMO/Santos, como acesso remoto aos processos, informações individuais e senhas intransferíveis.
O grande marco tecnológico, aponta a entidade, ocorreu em 2018, quando foi lançado o Aplicativo OGMO/Santos Digital, disponível para Android e iOS, que ampliou as formas de acesso aos serviços prestados aos operadores e trabalhadores portuários.
A implementação do App OGMO/Santos Digital foi o agente viabilizador da Escala Digital. O meio remoto de escalação mudou definitivamente o cenário, permitindo que os trabalhadores portuários possam participar do processo de escala de forma remota, eliminando a necessidade do deslocamento até os pontos de escalação, para concorrer a uma vaga de trabalho, assegurando a isonomia do processo de escalação, realizado em rodízio sequencial e numérico. Hoje, o processo pode ser acessado pelo computador, smartphone ou tablet, tanto pelo site do OGMO/Santos ou pelo App OGMO/Santos Digital, tudo ao alcance da “palma de sua mão”.
Além dos avanços em tecnologia, a capacitação constante tem impactado diretamente na qualificação da mão de obra, na segurança do trabalho e no desenvolvimento das atividades. “Temos investido muito em tecnologia e treinamentos, facilitando as rotinas dos trabalhadores e operadores portuários, otimizando processos e qualificando o trabalhador portuário tanto nos aspectos técnicos quanto nos de segurança do trabalho, contribuindo para um ambiente mais eficiente e seguro”, diz Evandro Pause – Diretor Executivo do OGMO/Santos.
Parcerias com operadores portuários e instituições de ensino têm sido firmadas para promover o desenvolvimento profissional e a formação de novos trabalhadores: foram mais de 100 mil horas de treinamentos anuais nos últimos três anos.
Renovação
Após mais de 10 anos sem a entrada de novos trabalhadores portuários avulsos no OGMO/Santos, em 2022 o Órgão lançou processo seletivo privado para a categoria dos consertadores, viabilizado pela assinatura de convenção coletiva de trabalho entre o SOPESP e o Sindicato dos Consertadores, com a entrada de 70 novos trabalhadores portuários avulsos da categoria.
O processo seletivo seguiu as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho contando com seis etapas: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, comprovação de documentos, exames médicos e treinamento. O processo foi realizado pelo IDCAP – Instituto de Desenvolvimento e Capacitação, entidade especializada na aplicação de processos seletivos.
Após este primeiro processo seletivo para a categoria de Consertadores, também foram abertos processos seletivos para as Categorias de Bloco (já finalizado), Estiva e Capatazia/Sindogeesp, estes dois últimos ainda em andamento, totalizando a abertura de 620 vagas imediatas e mais 400 em lista de espera.
Considerando apenas as vagas imediatas, o número corresponde a um acréscimo de aproximadamente 20% nos quadros de trabalhadores portuários avulsos do OGMO/Santos, que concorrem diariamente às vagas de trabalho disponibilizadas pelos operadores portuários ou que trabalham com vínculo empregatício junto a um destes
A entrada de novos trabalhadores portuários avulsos no OGMO/Santos visa garantir o atendimento pleno à oferta de trabalho pelos operadores portuários, bem como repor quadros e “oxigenar o sistema”.
Trata-se de uma ação necessária, já que uma parcela significativa – aproximadamente 35% do quadro possui idade superior a 65 anos, a maioria já aposentada – reduzindo o interesse e a frequência na participação das escalas.
Comemorações
As comemorações dos 30 anos do OGMO/Santos iniciaram na noite da última terça-feira (18) com a homenagem ao órgão gestor de mão de obra realizada ao final da primeira noite do evento Santos Export 2025, que aconteceu no Santos Convention Center.
Com a presença de centenas de convidados, entre eles diversas autoridades do setor portuário, o OGMO/Santos recebeu do grupo Brasil Export uma placa comemorativa em homenagem à sua história e pela contribuição com o desenvolvimento do trabalho portuário na região.
O Diretor Executivo da entidade, Evandro Pause, recebeu a homenagem e agradeceu a todos que contribuíram para esses 30 anos de história, aos colaboradores do OGMO/Santos, aos trabalhadores e operadores portuários e as diversas entidades envolvidas nessa jornada.
“Nestes 30 anos, evoluímos nos processos, na tecnologia, na governança e no atendimento e acolhimento ao trabalhador. Este é um momento de agradecimento e de celebração. Agradeço pela parceria e a oportunidade de dividir esse momento tão especial para o OGMO com um público tão seleto de amigos e parceiros do Brasil Export e do Santos Export”.