Fonte: BE News
Após o sucesso do Pernambuco Export, evento em Santos discutirá expansão portuária, novos investimentos logísticos e inovações no setor
Depois do sucesso do Pernambuco Export, realizado nos dias 20 e 21 deste mês, no Recife, o Grupo Brasil Export se prepara para realizar o fórum Santos Export, no litoral de São Paulo. O maior encontro do setor de transporte e infraestrutura voltado ao que acontece no principal complexo marítimo da América Latina acontecerá nos próximos dias 18 e 19 de março, no Santos Convention Center.
“Com duas décadas de história, o Santos Export se consolidou como o principal fórum de debates da região. Tanto que entrou no calendário oficial de eventos da Prefeitura e é reconhecido por autoridades e empresários de todo o país”, destaca o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião.
A programação deste ano contará com painéis técnicos e debates sobre os planos de ampliação do maior porto da América Latina, com a licitação da área Tecon Santos 10 (anteriormente chamado STS 10), e também envolvendo a implantação de corredores logísticos e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Além das operações portuárias, outros modais de transporte estarão em foco, em especial com a expectativa pelo Aeroporto de Guarujá e as possibilidades proporcionadas pelo Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR). Os acessos rodoviários e ferroviários e os gargalos logísticos que impactam diretamente nas exportações e importações brasileiras também serão abordados no fórum.
“Todos os anos tentamos trazer os assuntos que mais interessam ao setor. É a oportunidade de reunir os empresários com autoridades locais e nacionais, além de especialistas, prestadores de serviço e demais envolvidos nas operações. Temos a participação de ministros de Estado e do Judiciário, além de diretores das agências reguladoras que são nossas parceiras técnicas”, conta o diretor de Comunicação do Grupo Brasil Export, Bruno Merlin. Ele cita como agências parceiras a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq); e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Uma novidade de 2025 é o reforço na pauta de transformação digital, com painéis voltados para novas tecnologias e participação de especialistas internacionais e grandes nomes do ecossistema de inovação.
O InfraJur – Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transporte, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, vai abordar o marco legal portuário, a relação entre empresas e trabalhadores, mudanças nas regulamentações e novos entendimentos nas instâncias superiores.