Fonte: A Tribuna On-line
Espaço passou por restauração completa do piso original e outras reformas
A restauração completa do piso original de Pinho de Riga e a reorganização das exposições são algumas das principais novidades do Museu do Porto de Santos, que reabriu no início deste mês, após um período de reformas. Além disso, o espaço agora conta com um desenho animado educativo que apresenta a história portuária de forma lúdica, especialmente para o público infantil.
Segundo Caio Teissiere, assessor do Complexo Cultural do Porto de Santos, a reforma teve como objetivo melhorar a circulação e proporcionar mais amplitude ao espaço. “Revitalizamos todo o piso de madeira, um material histórico e importado. Além disso, pintamos as paredes e reorganizamos a exposição das salas”, explica.
Foi realizado um trabalho minucioso de pintura. Profissionais fizeram uma raspagem delicada com estiletes nas camadas de tinta das paredes para descobrir a cor original da construção. O objetivo foi que a restauração se aproximasse cada vez mais do período em que foi construído o casarão.
A curadoria do museu também selecionou algumas peças para serem transferidas para a reserva técnica, onde passarão por processos de restauração. “De tempos em tempos, escolhemos uma parte das obras para recuperar. Isso é essencial para a conservação do nosso patrimônio”, afirma Teissiere.
Entre as salas reformuladas, destacam-se os espaços dedicados ao acervo da Saúde do Trabalhador Portuário, Tecnologia da Informação e História Marítima e Náutica.
Para 2025, o Complexo Cultural do Porto de Santos planeja ampliar a interatividade do espaço. Um dos projetos previstos é a implementação de um painel interativo em 3D, que permitirá ao público uma experiência imersiva nos ambientes do porto.
Casarão
Localizado em um casarão vitoriano do século 19, o Museu do Porto de Santos foi inaugurado em 1989. A construção, considerada sofisticada para a época, foi feita com materiais importados, como telhas francesas, madeiras europeias e grades inglesas.
Além do acervo histórico, a arquitetura do museu também chama atenção. “A casa foi uma das primeiras a atender exigências sanitárias da época, como a obrigatoriedade de porões para lidar com enchentes”, destaca Teissiere.
O espaço abriga mais de dois mil itens históricos, incluindo documentos, peças e equipamentos utilizados na construção do cais. Entre os destaques estão o segundo computador do Brasil, telefones antigos, máquinas de escrever e lanternas de navios.
Visitação
O Museu do Porto de Santos está localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº, esquina com a Rua Conselheiro João Alfredo, no Macuco. O funcionamento é de segunda a sábado, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Instituições de ensino e grupos com mais de 15 pessoas devem agendar visita pelo e-mail do museu: museudoporto@portodesantos.gov.br.