Fonte: BE News
Inventário da Antaq destaca queda de 7,68% na emissão de gases de efeito estufa e aponta direções para o futuro sustentável
O total de emissões de carbono diminuiu 7,68% entre 2021 e 2023 na cabotagem e na navegação interior, segundo aponta o 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Setor Aquaviário. O painel foi elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e lançado oficialmente na quarta-feira (5).
Durante o evento de lançamento, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a importância desse projeto, que é o primeiro inventário setorial aquaviário do mundo, e reforçou que “para sabermos se estamos avançando na pauta de transição energética, a primeira coisa é entender quanto nós emitimos. Esse é o propósito do inventário”.
Ele afirmou ainda que “a Antaq sempre teve uma atuação pioneira quanto ao tema da sustentabilidade. A agência foi a primeira a desenvolver o Índice de Desempenho Ambiental do setor de transportes, também somos uma das pioneiras na formação de uma Agenda Ambiental e sempre promovemos estudos buscando a descarbonização e outros temas relacionados à sustentabilidade”.
A cerimônia de lançamento do inventário, que aconteceu na sede da Antaq, em Brasília (DF), contou com a presença de toda a diretoria colegiada da agência; da secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori; do presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Vander Costa; do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; e de diversas autoridades do setor aquaviário.
Em 2021, os tipos de navegação apresentaram emissões de carbono equivalentes a 2,99 milhões de toneladas, e esse valor chegou a 2,76 milhões de toneladas de carbono em 2023.
Apesar da queda nas emissões, o inventário setorial mostra que a carga transportada por esses dois tipos de navegação aumentou durante o período. A cabotagem teve um acréscimo de 4,1% e a navegação interior apresentou alta de 14,4% no transporte de cargas.
A principal razão para a redução nas emissões de carbono, mesmo com o crescimento do volume transportado, foi a mudança na política de utilização de combustíveis de melhor qualidade, que emitem menos carbono, e a redução da quantidade de bunker na mistura.
O inventário setorial faz o levantamento, além do dióxido de carbono, de outros gases de efeito estufa, como óxido nitroso e metano. O projeto é um marco importante para o desenvolvimento sustentável do transporte marítimo e fluvial no Brasil.
Expansão futura
Nesse primeiro momento, o foco é mensurar as emissões de gases de efeito estufa na cabotagem e na navegação interior. No entanto, o objetivo é expandir essa medição para todo o setor aquaviário, incluindo embarcações de maior porte e instalações portuárias.
O inventário vai permitir uma visão precisa sobre as emissões de gases de efeito estufa pelas embarcações em operação, criando uma base sólida que fomentará a implementação de ações concretas rumo à descarbonização.
Este é um marco importante para o desenvolvimento sustentável do transporte marítimo e fluvial no Brasil. O inventário setorial é o primeiro passo de um esforço contínuo para mapear, quantificar e mitigar as emissões de gases de efeito estufa provenientes das operações aquaviárias.
A superintendente de ESG e Inovação, Cristina Castro, explicou que “o inventário setorial se divide em três frentes. Na primeira, nós olhamos para as emissões diretas do porto; na segunda, vemos as emissões indiretas, que são os arrendatários, os fornecedores e os navios; e a terceira frente diz respeito às emissões de eletricidade do porto”.
Acordos firmados
Durante a cerimônia, a Antaq assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e três protocolos de intenções. A parceria com a Eletrobras visa avaliar e propor soluções em energia renovável para portos públicos e privados.
O ACT com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o protocolo de intenções com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) tratam do desenvolvimento das próximas fases do inventário setorial.
Por sua vez, o protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um compromisso firmado entre as instituições para o desenvolvimento de normatização visando a adaptação e mitigação da mudança do clima e descarbonização dos portos, instalações e terminais portuários no Brasil.
Guia de descarbonização
Como complemento ao inventário setorial, foi desenvolvido o Guia de Descarbonização do Setor Aquaviário: Conceitos e Futuro Sustentável. O documento tem como intuito nivelar o conhecimento de todos os entes envolvidos no setor aquaviário sobre os conceitos fundamentais da descarbonização e as ações necessárias para promover um modelo de baixo carbono.
Segundo a Antaq, o guia está alinhado às diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO) e aos compromissos globais e nacionais em torno do desenvolvimento sustentável e da redução das emissões de gases de efeito estufa.