Notícias
09/12/2024 - 10h53

Site da APS recebe reconhecimento nacional por transparência pública


Fonte: APS
 
“Selo Ouro” é concedido para boas práticas a fomentar a participação e o controle social
 
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, recebeu o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), pela aderência de seu site (www.portodesantos.com.br) aos critérios legais e boas práticas relacionadas ao tema transparência, demonstrando sua preocupação em ser transparente com suas ações e em fomentar a participação e o controle social.
 
O reconhecimento foi concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.
 
Foram mais de sete mil portais públicos avaliados. O PNTP concedeu aos mais transparentes em relação aos dados os selos diamante, ouro e prata. Destes apenas 7,8% receberam o selo Diamante (os mais transparentes), enquanto 9,4% receberam o selo Ouro (695 sites).
 
O reconhecimento aponta que a APS conta com um sistema eficiente de transparência pública, por meio de seu site e dos demais meios de participação social.
 
A avaliação completa do PNTP está no site https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html
 
APS encerra atendimento direto pelo setor de Auditoria
 
Com o bom funcionamento dos canais de transparência da APS, em especial de sua Ouvidoria, a APS decidiu encerrar o atendimento direto por e-mail do seu Comitê de Auditoria. O endereço denuncias.coaud@portodesantos.com.br deixa de receber mensagens, que passam a ser, conforme a legislação vigente, recebidas apenas por meio da plataforma FalaBR do Governo Federal.
 
A Auditoria interna da APS continuará recebendo as informações sobre as demandas recebidas pela Ouvidoria, tanto nas participações trimestrais da Gerência de Ouvidoria nas reuniões do Comitê de Auditoria quanto tempestivamente, sempre que houver necessidade.