Fonte: BE News
Evento reúne especialistas para discutir inovação, credenciamento de instituições e pesquisa aplicada
A Fundação do Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), em conjunto com a Autoridade Portuária de Santos (APS), iniciaram na quarta-feira a programação do 2° Congresso Nacional Integra Portos (Cnit), realizado no Hotel Sheraton, em Santos, no litoral de São Paulo. Com o tema desenvolvimento tecnológico no setor portuário: a pesquisa aplicada como base de inovação, o evento reuniu especialistas acadêmicos e representantes do segmento portuário.
“O segmento portuário é carente de pesquisas e até mesmo de cursos pós-graduação e é nele que temos as pesquisas. Nesse momento, a gente entende a vocação da Fundação Cenep como um elo entre universidades e instituições de ensino e empresas do porto, e quer fomentar essas discussões, como as empresas podem enxergar as unidades além da formação profissional, como parcerias para o desenvolvimento de tecnologia, de soluções. E muitas das aplicações e inovações não têm jeito, dependem das universidades”, comentou Caio Moretti, diretor-presidente do Cenep Santos.
Segundo Moretti, o Cenep, junto com a APS, vem financiando algumas pesquisas para o setor. São 70 bolsas para alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Além disso, os estudos servem para o levantamento de informações e coleta de dados para a Autoridade Portuária.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a importância do evento enfatizando que o Porto de Santos e seus operadores procuram por mão de obra qualificada.
“É um evento que aproxima a boa operação portuária com a academia, estudantes, fomenta a geração de emprego e atrai olhares de jovens para que ocupem as milhares de vagas que são geradas em toda operação portuária que exige mão de obra qualificada. Este debate, esta integração, tem o objetivo de despertarmos o interesse da comunidade acadêmica”, analisou.
De acordo com a organização do evento, mais de mil participantes foram inscritos, a maioria alunos de instituições de ensino de São Paulo. A programação de três dias contará ao todo com sete minicursos, seis visitas técnicas em cerca de 80 horas de atividades.
Na parte final, foi assinado o termo de credenciamento de instituições de ensino com a APS, com objetivo e compromisso das universidades em fomentar pesquisa portuária junto aos alunos. Assinaram as seguintes instituições: Universidade Federal do ABC; Universidade Paulista; Fatec; Esamc; Fortec; Strong-FGV; Mackenzie; Universidade Santa Cecília; Universidade de São Paulo e Universidade Metropolitana de Santos.
“Vamos ter apresentações de artigos e pôsteres. Foram submetidos 68 projetos acadêmicos onde 55 foram aprovados e eles serão apresentados nos próximos dias. Além disso, os 13 projetos financiados vão ser apresentados também. Teremos no período da tarde dos dois dias as mesas de discussão, com especialistas sobre temáticas de desenvolvimento tecnológico, utilizando pesquisa nas instituições de ensino em prol do desenvolvimento das empresas que atendem o setor produtivo”, finalizou Moretti.