Fonte: BE News
Prefeito Kayo Amado destacou importância da integração em evento que debateu potencial da cidade no segmento
A cidade de São Vicente (SP) recebeu nesta terça-feira (26) o PortoLog, evento que discutiu soluções logísticas e portuárias a partir do município do litoral paulista. O encontro recebeu empresários para apresentar as vantagens logísticas da cidade vizinha de Santos, um dos principais eixos logísticos da América Latina.
A abertura foi realizada pelo prefeito Kayo Amado, que ressaltou a importância da inclusão de São Vicente na Poligonal do Porto Organizado, destacando o potencial da cidade para expandir as operações na Região da Baixada Santista. O prefeito afirmou que a formalização para que a cidade entre na área de influência do maior complexo portuário do país deve ser feita até dezembro deste ano.
“Estamos com essa expectativa. Trabalhamos com dezembro, mas a gente sabe dos desafios. Quem sabe no primeiro semestre de 2025 seja consolidado essa inserção na Poligonal”, declarou Amado.
Ele também falou sobre atrair novos investimentos para a cidade, visando desenvolver São Vicente a partir de uma vocação voltada ao setor. “É um marco, tem uma cara de ineditismo. Porque a gente vê o setor portuário vindo a São Vicente, discutindo o potencial da cidade pra atividade produtiva da região. A chance de gerar novas conexões e negócios é ímpar”, salientou.
A área disponível na cidade foi destacada pelos participantes como uma alternativa para atuar no escoamento e armazenamento de cargas, visando resolver gargalos logísticos no Porto de Santos, que continua batendo recordes de movimentação. Em 2023, o complexo portuário movimentou 173,3 milhões de toneladas.
O diretor de operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Edilberto Ferreira Beto Mendes, reforçou a relevância da chegada da cidade vicentina à Poligonal para fortalecer o crescimento do porto. “A ampliação da Poligonal para a cidade de São Vicente vem num momento de extrema importância. Nós precisamos do engajamento de toda a comunidade portuária, de um trabalho integrado de todos do porto e das cidades da região. Em especial, São Vicente, que é privilegiada pelas rodovias e ferrovia”, pontuou.