Fonte: BE News
Evento terá presença de Silvio Costa Filho e embaixadores Guillermo Valles, do Uruguai, e Juan Angel Delgadillo, do Paraguai
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai comparecer à Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26), junto com os embaixadores Guillermo Valles, do Uruguai, e Juan Angel Delgadillo, do Paraguai, para o 1º Seminário Internacional de Cooperação e Inovação do Setor Portuário.
Os projetos das hidrovias Uruguai-Brasil e Paraguai-Paraná serão parte das discussões do evento. Segundo o autor do requerimento, deputado Gilberto Abramo (REPUBLICANOS – MG), o objetivo é criar um canal de diálogo para o desenvolvimento de soluções e tecnologias aplicáveis às operações portuárias, com foco no aprimoramento da infraestrutura e eficiência do setor.
“O seminário tem como objetivo principal fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre nações, proporcionando uma plataforma onde cada país poderá compartilhar suas práticas e inovações”, afirmou Abramo em sua justificativa.
“Tal cooperação é essencial para o fortalecimento das operações portuárias brasileiras, tornando-as mais eficientes e competitivas […] para o avanço do setor de transportes e a sua contribuição para o Brasil”, completou.
Para apresentarem seus exemplos e boas práticas, também confirmaram presença: Guillermo Daniel Raimondi, embaixador da Argentina; André Driessen, embaixador dos Países Baixos no Brasil; Odd Magne, embaixador da Noruega no Brasil; e María Sol Delgado Ayca, conselheira da Embaixada do Peru.
No lado brasileiro, juntamente com representantes do governo, os conselheiros da Brasil Export Sérgio Aquino, Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP), e Jesualdo Conceição da Silva, Diretor-Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), participarão do painel sobre “Portos Verdes e Inteligentes”.
Ainda está prevista uma palestra com membros do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A iniciativa é da Comissão de Viação e Transportes.