Notícias
27/08/2024 - 16h49

Financiamento imobiliário cresce mais de 60% em todo o País


Fonte: AssCom Família Imóveis
 
Na Família Imóveis, imobiliária tradicional de Santos, a cada 10 imóveis vendidos, pelo menos seis são financiados

 
O financiamento de imóveis no Brasil cresceu 63,4% em julho de 2024, comparado ao mesmo período do ano passado. Esta também é uma realidade em Santos, onde o crédito imobiliário tem representado entre 60% e 70% das vendas realizadas na Família Imóveis, uma das principais referências da Cidade. Em julho, apenas 32% dos imóveis vendidos pela imobiliária foram à vista.
 
A maior parte dos recursos de financiamento é proveniente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que no ano passado emprestou dinheiro para a compra de 500 mil das 994 mil unidades financiadas em todo o País, entre imóveis novos e os usados. O valor total de crédito concedido em 2023 foi de R$ 251 bilhões, 4% mais que em 2022, segundo dados Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
 
Já entre janeiro e julho deste ano, foram financiados 302,2 mil imóveis com recursos da poupança SBPE. 


 
O corretor João Carlos Faneco Pereira, sócio-proprietário da Família Imóveis e da Financiar Imóveis 013, diz que os compradores estão apostando muito na valorização sofrida pelos imóveis em Santos e a decisão quanto à compra acontece mesmo com os juros do crédito imobiliário influenciados pela Taxa Selic fixada em 10,5%. 
 
“Nada impede que no momento que os juros caírem, a pessoa que já tenha um financiamento negocie com o banco onde tem o seu contrato ou faça a portabilidade para outra instituição que ofereça juros mais baixos”, explica Faneco.


 
O corretor Ricardo Novoa e gerente geral de vendas da Família Imóveis tem a mesma opinião. “Na prática, comprando um imóvel neste momento, a pessoa está fazendo bom negócio porque vai encontrar um mercado com preços mais baixos do que estará quando os juros caírem para menos de um dígito e a demanda por imóveis crescer. Ou seja, o bom negócio está em comprar antes dessa valorização, contando com a possibilidade de renegociar a taxa do financiamento ou fazer a portabilidade para outro banco”.
 
Intenção de compra
 
A movimentação do mercado imobiliário, estimulada ou não pelo crédito imobiliário, tem sido detectada em pesquisas como a da Brain Inteligência Estratégica, onde 48% dos entrevistados afirmam ter a intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, dos quais 15% afirmam que devem concretizar a compra em até, no máximo, um ano.
 
A principal razão da intenção de compra é para não precisar mais pagar aluguel, motivação entre 33% dos respondentes, seguido pelo desejo de trocar por uma residência maior (12%) ou com mais benefícios (12%)
 
Financiamento
 
A coordenadora da Financiar Imóveis, Patrícia Pombani Pinheiro, explica que o primeiro passo quando a pessoa decide comprar um imóvel e recorrer ao crédito imobiliário é buscar o apoio de uma consultoria para que especialistas façam a consulta das melhores taxas de acordo com o perfil de cada cliente. 
 
“Cada linha de crédito tem exigências e benefícios que devem ser seguidos e que dependem de renda, valor do imóvel, se comprador comprova renda em holerite ou por extrato bancário. Nem sempre a menor taxa de juros é a melhor opção para aquele cliente”, explica Patrícia.
 
A Financiar Imóveis é uma empresa do grupo da Família Imóveis, mas que oferece assessoria completa em financiamento para qualquer pessoa que esteja comprando um imóvel, mesmo que com outros corretores ou imobiliárias, diretamente com os vendedores. O diferencial da empresa é o acompanhamento do cliente em todas as fases, da simulação à liberação do crédito, registro em cartório e liberação do contrato final pelo banco. 
 
“Atuamos absolutamente em todas as etapas, sem custo para o cliente”, continua a coordenadora da Financiar.
 
Como simular e contratar? 

1. Com a documentação em mãos, a Financiar aprova seu crédito em até 24 horas, sem qualquer custo ou burocracia e 100% online.
   
2. Após aprovação do crédito, a documentação será encaminhada para a instituição financeira, inclusive com formulários preenchidos. 
   
3. Uma outra etapa é a vistoria do imóvel já na fase da engenharia, seguida da finalização do processo e da emissão do contrato.
   
4. A Financiar também faz a emissão da guia do ITBI, o envio do contrato para registro no Cartório de Imóveis e acompanha a liberação do recurso aos vendedores e a entrega do contrato devidamente registrado aos compradores.
 
Para mais informações,  consulte os sites  www.familiaimoveis.com.br  e  www.financiarimoveis013.
com.br
. Ou agende uma visita pelo telefone (13) 3232-1954.