26/08/2024 - 11h17

Sindaport terá assembleia sobre o fundo de pensão suplementar

Fonte: A Tribuna On-line

Uma assembleia no auditório do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), em 2 de setembro, às 10 horas, irá reunir os assistidos e participantes do Portus - Instituto de Seguridade Social, o fundo de pensão suplementar de funcionários das companhias docas (autoridades portuárias).

A intenção é discutir a contraproposta apresentada no último dia 5 agosto pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), em conjunto com entidades representativas da categoria, para novo equacionamento do fundo.

Dentro da contraproposta, já existem sete pontos contemplados na proposta dos patrocinadores (companhias docas): reajuste de 12,81% sobre os valores atuais dos benefícios (com retroatividade a abril de 2024), retorno do reajustamento anual dos benefícios pelo INPC acumulado nos últimos 12 meses (a partir de janeiro de 2025), retorno do pagamento do pecúlio por morte, pagamento do pecúlio por morte aos beneficiários dos participantes e assistidos que faleceram entre a implantação do acordo de 2020 e a assinatura do novo acordo, retorno do abono anual, pagamento do abono anual de 2020 aos assistidos e redução linear da alíquota de contribuição extraordinária de 18,47% para 15,59%.

Caso a contraproposta seja aprovada, a revisão poderá ser realizada e os benefícios restabelecidos. Se houver a negativa na assembleia, restará apenas a Justiça, segundo as entidades.

Antes da assembleia, uma reunião será realizada na próxima terça-feira (27), em Brasília, para definir o assunto. O Sindaport fica na Rua Júlio Conceição, 91, na Vila Mathias.