26/06/2024 - 10h43

APS prorroga mais uma vez o acordo coletivo

Fonte: AssCom Sindaport

A Autoridade Portuária de Santos prorrogou o atual acordo coletivo até 31 de julho e o sindicato aceitou prontamente, conforme decisão da assembleia realizada recentemente. Nossa data-base é 1°de junho e, durante esse período de negociação, essa é a segunda vez que a empresa prorroga o acordo.

Em reunião realizada nesta terça-feira, 25 de junho, com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini afirmou perante a diretoria do Sindaport que vai assumir pessoalmente as negociações em Brasília sobre a Campanha Salarial.

Essa foi a terceira reunião de negociação com a empresa e a primeira com a presença de Pomini, o que foi visto de forma assertiva pela diretoria do Sindaport.

“Já sabíamos que na reunião de hoje não seria apresentada uma nova proposta por parte da empresa, ainda assim avaliamos a reunião como positiva”, afirmou o presidente do sindicato.

Everandy Cirino destaca que Pomini afirmou estar muito otimista com relação ao fechamento da Campanha Salarial deste ano por dois motivos. Primeiro porque no fim deste mês sairá a portaria da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) com a relação das empresas que terão mais liberdade para negociar com os sindicatos. E, segundo, porque em conversas com a Casa Civil, recebeu sinalização de que se a empresa tem saldo financeiro positivo, com suficiência para investimentos da ordem de R$ 10 bilhões nos próximos anos, é justo que os funcionários também sejam reconhecidos por esses resultados e recompensados por isso.

“O presidente Pomini salientou acreditar que, ainda neste mês de julho, consiga apresentar uma nova proposta salarial muito mais positiva que as anteriores”, disse Everandy Cirino.

O presidente do Sindaport expôs que, nos últimos anos, com os riscos da privatização que pairavam sobre a administração do Porto de Santos, a categoria foi obrigada a aceitar a renovação do acordo coletivo, infelizmente abdicando de conquistas, mas acredita que neste ano de 2024 o cenário político é diferente.

“Nosso objetivo é renovar o acordo coletivo, mantendo todas as cláusulas com um bom índice de reajuste, recuperar percentual de perda salarial, reajustar o vale-refeição acima da inflação, vale-refeição no 13º salário ou esse valor diluído nos 12 meses do ano e, também, recuperar as conquistas que perdemos, como o retorno do adicional de férias para 50%, adicional de horas extras em 100% e diminuição da participação dos empregados no plano de saúde.”

Agora o sindicato vai aguardar as próximas reuniões do presidente da APS em Brasília para que, em breve, seja apresentada a nova proposta salarial e a oferta levada ao conhecimento da assembleia.