Artigos e Entrevistas
10/05/2024 - 11h23

Não quero levantar da cama!


Fonte: A Tribuna On-line / Roberto Teller*
 
Em nosso universo portuário é muito comum ocorrerem adversidades
 
Em nosso universo portuário é muito comum ocorrerem adversidades, então vou falar de uma que ocorre frequentemente: mau tempo. Imaginem hipoteticamente que a Capitania dos Portos emitiu um aviso aos navegantes ontem, quinta feira, alertando que um Furacão Extra Tropical passará no Porto de Santos desta sexta até domingo, com ondas de dois metros e ventos de 30 nós; sendo necessário fechar a barra, ou seja, nenhum navio poderá atracar ou desatracar e circular pelo canal nestes 3 dias.
 
Isto criará um desequilíbrio no sistema portuário de Santos, afetando inclusive outros portos, uma vez que os ciclos de viagens dos navios serão impactados, modificando assim o chamado Line-Up de cada terminal.
 
A área de fundeio receberá mais navios em fila do que o normal e cada terminal terá de lidar com suas contingências(que trataremos através de outro artigo sobre planejamento) e passará por um período de estresse e muita pressão por parte dos seus clientes naturalmente.
 
Terminais de contêineres deverão replanejar todas as suas atracações e produtividades dos navios de forma a minimizarem os impactos deste atraso e filas; os Terminais de Granéis Sólidos terão de lidar com provavelmente mais uma variável que é a continuidade do mau tempo mesmo após a liberação do canal pois não podem operar com tempo chuvoso devido ao manuseio com os grãos, além da enorme pressão logística pelo abastecimento que atrasará; os Terminais de Líquidos serão pressionados pelo abastecimento da mesma forma, que poderia gerar um caos no abastecimento de combustível ou produtos químicos com estoques dimensionados no limite; finalmente os berços públicos que recebem navios de carga geral poderiam impactar atrasos consideráveis no recebimento, por exemplo de fábricas a serem montadas com prazos apertados.
 
Numa situação hipotética como a exposta, quantas vezes alguém já se deparou com a afirmação “ Não quero levantar da cama”, por estar esgotado, cheio, estressado, nervoso, deprimido, cansado, pressionado ou outro motivo?
 
Vamos falar um pouco de propósito, segundo as definições. O dicionário Oxford apresenta a palavra propósito, substantivo masculino, com os seguintes significados: 1 - intenção (de fazer algo); projeto, desígnio; 2 - aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
 
Segundo Simon Sinek - autor do livro Comece pelo Porque: “na camada central do Círculo de Ouro, Simon Sinek deixou o porquê, que nada mais é que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa ou empreendimento”.
 
Muitas vezes depositamos nossas frustrações nas empresas em que trabalhamos ou nos líderes que nos orientam em nossos caminhos, quando na verdade estamos ainda desconectados do nosso propósito e não sabemos exatamente onde queremos chegar.
 
Como a famosa frase de Lewis Carrol, autora de Alice no Pais das Maravilhas: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve...
 
Estabelecer um proposito é definir o que nos impulsiona, o que dá sentido e direção à nossa vida, de alguma maneira responder a pergunta do porque estamos aqui e levantamos de nossas camas, conectados a tudo que fazemos em nossas vidas pessoais e profissionais!
 
*Roberto Teller, consultor sênior de Infraestrutura na Alvarez & Marsal, mentor e executivo no setor portuário