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10/01/2024 - 11h13

Obras da pera ferroviária no Porto de Santos começarão no fim de janeiro


Fonte: A Tribuna On-line
 
Presidente da Autoridade Portuária de Santos visitou o local onde hoje está instalado um terminal de contêineres
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, visitou nesta terça-feira (9) a área onde será construída a pera ferroviária, na Margem Direita do Porto de Santos. A estrutura é uma solução logística estratégica para o escoamento de grãos e as obras devem iniciar no final deste mês, segundo ele. A conclusão está prevista para o início de 2026.
 
“Hoje (terça-feira) é um dia simbólico porque representa o início da construção da pera ferroviária que já se discute há décadas”, declarou Pomini, em frente à entrada do terminal de contêineres da Marimex, onde será instalada a estrutura.
 
A pera ferroviária será construída pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips), nova cessionária privada da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). A obra consiste em um pátio circular que possibilitará o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem.
 
De acordo com Pomini, a pera ampliará a capacidade de movimentação de grãos na Margem Direita em 20 milhões de toneladas ao ano. “Lembro que essa linha férrea tem conexão com mais de 10 terminais e a pera fará com que tenhamos mais agilidade, melhor logística e geração de empregos”.
 
A estrutura ferroviária será construída em uma área de 102 mil metros quadrados, atualmente ocupada pela Marimex. Para isso, a APS e a arrendatária assinaram um acordo que estabelece uma troca. A empresa cede a área e recebe a do antigo Teval, do mesmo tamanho, para onde será transferida. O presidente da APS explicou que a obra levará 24 meses, “exatamente o período de transferência da Marimex para o Teval”.
 
Contudo, Pomini salientou que, antes do início efetivo da construção, serão feitas intervenções na infraestrutura ferroviária próxima à passagem das catraias que transportam passageiros do Centro de Santos ao Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e vice-versa.
 
“Há necessidade do reforço da infraestrutura para a segurança das pessoas próximo ao local da obra, pois cerca de 15 mil pessoas utilizam as catraias todos os dias. Serão feitas as trocas de estruturas antigas, dos dormentes e a revisão de toda a infraestrutura utilizada por trens durante o seu deslocamento”.
 
A pera ferroviária é uma das obras estruturantes previstas no contrato de cessão da Fips, em vigor desde 1º de outubro de 2023, quando a companhia assumiu as operações no Porto de Santos. Além da pera, serão construídos um pátio ferroviário entre o Canal 4 e a Ponta da Praia, com três vias férreas para atendimento aos terminais de celulose, viadutos para eliminação de passagens em nível e passarelas de pedestres. O pacote de investimentos é de aproximadamente R$ 1 bilhão.
 
A AG-Fips foi procurada para confirmar o cronograma de obras, mas não retornou até o fechamento desta edição.


 

Obras da pera ferroviária no Porto de Santos interditam trecho da travessia

Fonte: BE News
 
Passagem aquaviária no Rio dos Soldados, que liga a bacia do mercado com o estuário ficará fechada até o próximo dia 15
 
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que o trecho conhecido como túnel das catraias — passagem aquaviária no Rio dos Soldados, que liga a bacia do mercado com o estuário do Porto de Santos, utilizada para travessias de passageiros entre Santos e Vicente de Carvalho — foi interditado a partir de terça-feira (9 de janeiro).
 
O embarque e desembarque dos passageiros do lado santista será realizado no cais, por meio de um flutuante instalado no armazém 15, localizado na margem direita.
 
A interdição se deve à obra da Pera Ferroviária de Outeirinhos, projeto essencial para solucionar gargalos operacionais do Porto de Santos. De acordo com a APS, a interdição estava prevista para o dia 14, mas foi antecipada, pois a intervenção será no período de 9 a 15 de janeiro.
 
A obra de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), na margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
 
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
 
Cronograma
 
Será a segunda interrupção para a obra de pera ferroviária. A primeira foi entre os dias 20 e 24 de dezembro passado.
 
Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias.
 
Pera ferroviária
 
O projeto da pera ferroviária foi anunciado no mês de agosto pela Autoridade Portuária. O empreendimento, que será construído pela Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos), será instalado na área da Marimex, cujo terminal vai ser transferido da região de Outeirinhos para a área do Terminal do Valongo. A empresa e a APS já firmaram acordo e assinaram contrato de transferência.
 
A pera corresponde a um pátio em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de desmembramento do trem, o que facilitará o gargalo logístico da linha férrea na margem direita do Porto de Santos.
 
Durante um evento em Santos em dezembro passado, o presidente da Fips, João Almeida, afirmou que a movimentação de cargas por ferrovias em 2023 foi de 51 milhões de toneladas. Uma das prioridades da empresa é que em cinco anos esse número salte para 94 milhões, um crescimento de 83%.