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13/11/2023 - 11h07

Secretário de Guarujá destaca importância de obra da Perimetral para o desenvolvimento do Porto


Fonte: A Tribuna On-line
 
Leonardo Gazillo assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá
 
Leonardo Gazillo assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá em um momento importante da Cidade relacionado a obras de infraestrutura que envolvem diretamente sua secretaria, em especial o Túnel Santos-Guarujá e a Perimetral da Margem Esquerda do Porto. A Tribuna conversou com o titular da pasta sobre o momento e tudo o que está acontecendo.
 
O senhor assumiu a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá há praticamente um mês e meio. Já foi possível tomar ciência dos desafios à frente da pasta? Quais são?
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá cumpre uma função estratégica e multidisciplinar na Cidade, atuando em grandes eixos de estruturação, tais como desenvolvimento portuário, empreendedorismo, micro e pequenas empresas, ciência tecnologia e pesquisa, pesca e economia solidária. Em síntese, nosso trabalho visa à melhoria da qualidade de vida das pessoas, além da expansão de negócios e oportunidades em nossa cidade. Nesses primeiros dias de gestão, pude identificar que os principais desafios inerentes à pasta estão relacionados aos projetos de grande infraestrutura destacados no novo PAC, e que há muito tempo são esperados pela população. Neste ínterim, concentrei esforços para ter maior compreensão desses projetos, que incluem o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, o túnel Santos-Guarujá e a Perimetral da Margem Esquerda do Porto. Diante disso, logo busquei maior estreitamento com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o presidente da Autoridade Portuária (de Santos, APS), Anderson Pomini, que demonstraram prontidão para apoiar nossos esforços.
 
Chegar em uma secretaria tão importante, levando em conta que estão acontecendo tantas decisões, como os trâmites da construção do túnel Santos-Guarujá e da Perimetral da Margem Esquerda do Porto, em Guarujá, dão mais responsabilidade?
 
Participar do processo de viabilização e implantação de projetos tão importantes, com um gigantesco potencial de impulsionar o crescimento da Cidade e trazer benefícios incalculáveis para a região, é motivador e gratificante. Saber que essas melhorias terão um impacto positivo na vida de muitas pessoas fortalece a nossa determinação em alcançar esses objetivos.
 
A propósito da Perimetral, como vão as providências envolvendo esta importante obra? Em que passo se encontram?
 
Trata-se de uma obra essencial para a Cidade e para o desenvolvimento portuário. É importante frisar que a Autoridade Portuária assumiu o compromisso pela concepção e implementação das obras referentes à construção da Perimetral à margem esquerda do Guarujá. Atualmente, o processo encontra-se em sua segunda fase de execução, que compreende o projeto preliminar/executivo, estudo de desapropriações, além do licenciamento ambiental da obra. Um ponto importante a destacar foi a recente readequação do projeto, realizada pela atual gestão, que introduziu a construção de um novo viaduto que atenderá os anseios dos moradores do bairro Sitio Conceiçãozinha e dos operadores dos terminais portuários do entorno, pois eliminará o bloqueio de passagem em nível ora existente, resolvendo um grande problema de mobilidade na região.
 
Como a Perimetral não é uma obra que se conclui da noite para o dia, é possível resolver os congestionamentos antes que se chegue a resolução definitiva?
 
Dado o caráter complexo e prolongado do projeto de construção da Perimetral, a implementação de ações transitórias para amenizar os congestionamentos serão inevitáveis. Certamente, os órgãos e empresas responsáveis conduzirão os estudos e implantações necessários. Entre as medidas consideradas, a meu ver, destacam-se melhorias na sinalização e na gestão do tráfego, otimização do transporte público, identificação de rotas alternativas e o controle dos horários de pico. Embora provisórias, essas medidas têm o potencial de atenuar o problema e proporcionar o alívio para o tráfego na região, que será crucial para manutenção da mobilidade e na preservação do bem-estar da população.
 
Como o Complexo Industrial e Naval do Guarujá (Cing) pode ser ainda mais despertado e aumentar a colaboração no desenvolvimento econômico de Guarujá?
 
Criar oportunidades para novos projetos e investimentos na área do Complexo Industrial e Naval do Guarujá (Cing) são essenciais para a Cidade, principalmente porque a Região apresenta um grande potencial de expansão e exploração. Para atingir esse objetivo, é imperativo considerar a criação de políticas públicas específicas, a promoção de parcerias público-privadas (PPPs), incentivos fiscais e investimentos estratégicos em pesquisa, tecnologia e infraestrutura. Dessa forma, ao fomentar o crescimento do Cing, termos inevitavelmente maiores investimentos na Cidade, geração de emprego e renda, melhorias das infraestruturas e, por consequência, uma contribuição significativa para o desenvolvimento econômico da região.
 
Falando em desenvolvimento econômico e Porto, o que mais pode ser feito para acentuar essa relação em Guarujá?
 
Para acentuar essa relação é vital, que se promova o fomento visando maiores investimentos para as áreas portuária e retroportuária, bem como a ampliação das infraestruturas de mobilidade e cargas, a criação e implementação de políticas públicas específicas de incentivo, além de um ambiente regulatório adequado, que garanta a coexistência do progresso e a preservação do meio ambiente.