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31/07/2023 - 11h59

“Estamos focados em tornar o Porto de Santos mais sustentável”, diz diretor da Autoridade Portuária


Fonte: A Tribuna On-line
 
Em entrevista, Carlos Magano fala de túnel Santos-Guarujá, avenidas perimetrais e obras de dragagem
 
O gigantismo do Porto de Santos é algo a ser observado diariamente sob vários aspectos, dentre eles o da infraestrutura. Para falar o que é feito e o que será realizado em várias frentes, A Tribuna entrevistou o diretor de infraestrutura da Autoridade Portuária de Santos (APS), Carlos Magano.
 
O Porto de Santos é um organismo vivo que movimenta a economia do Brasil. Como a infraestrutura existente pode ser avaliada?
 
Podemos afirmar que a infraestrutura atual do Porto é robusta e eficiente, mas sempre há espaço para melhorias. A infraestrutura atual inclui uma extensa rede de terminais de carga, armazéns, instalações de armazenamento e equipamentos de manuseio de carga. Além disso, temos forte infraestrutura de transporte, que inclui acesso rodoviário, ferroviário e marítimo. No entanto, estamos sempre buscando maneiras de melhorar e expandir nossa infraestrutura para atender a crescente demanda.
 
De qual forma?
 
Isso inclui a modernização de nossos equipamentos e instalações, a melhoria de nossas conexões de transporte e a implementação de novas tecnologias para aumentar a eficiência e a segurança. Também estamos focados em tornar o Porto de Santos mais sustentável. Isso inclui a implementação de projeto para utilização de hidrogênio verde e melhorias na gestão de resíduos.
 
Quais obras de infraestrutura são necessárias a curto prazo?
 
A implantação de um segundo acesso rodoviário ao Porto de Santos, obra já incluída no escopo de investimento da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), além da melhoria da infraestrutura viária na Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, trecho Alemoa, em execução.
 
E a médio e longo prazos?
 
A médio prazo, cito a estruturação da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos. A APS está viabilizando a revisão do projeto da segunda fase da Perimetral para, na sequência, iniciar o processo licitatório para execução do empreendimento. Também há a ampliação da estrada de acesso para a Ilha Barnabé, cujo projeto conceitual da obra está em fase de revisão. Outros itens são a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos para 16 metros e aumento da capacidade operacional de contêineres (STS10 e Prainha). A longo, dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos para 17 metros, o túnel Santos-Guarujá, atualmente na fase de revisão do projeto básico, visando dirimir eventuais desapropriações nas áreas municipais, e o desenvolvimento de Terminais de Uso Privado (TUPs) na região Barnabé/Bagres.
 
Como as obras do túnel podem puxar outras ligadas à infraestrutura do Porto de Santos?
 
A construção do túnel facilitará a expansão das atividades portuárias na Margem Esquerda, tendo um impacto significativo e impulsionando o desenvolvimento econômico na região. Isso levará a investimentos adicionais em infraestrutura, como a construção de novos terminais de carga, instalações de armazenamento e outras infraestruturas de retroárea e cais. Com o túnel, espera-se uma redução significativa no fluxo de balsas. Isso melhorará a eficiência do transporte entre as duas cidades e aumentará a capacidade do canal. O túnel e a consequente expansão das operações portuárias também aumentam a necessidade de aprofundamento do canal de navegação, para permitir a entrada de navios de maior porte. Além disso, o túnel facilitará o acesso ao futuro Aeroporto de Guarujá, beneficiando viajantes e operações de carga.
 
Os acessos ao Porto são sempre discutidos em razão dos gargalos. O que será feito para resolver isso?
 
No curto prazo, serão executadas obras de melhoria no acesso na entrada do Porto de Santos, na região da Alemoa, e de implantação de um segundo acesso rodoviário ao Porto de Santos. Estas obras são de grande importância, pois visam melhorar o fluxo de tráfego na entrada do Porto, reduzindo assim eventuais congestionamentos e aumentando a eficiência do sistema viário. A médio prazo, também estão previstas obras da Perimetral da Margem Esquerda, que irão melhorar significativamente o acesso ao Porto no local. Este projeto é crucial para aprimorar a eficiência do tráfego e das operações portuárias nessa área. No longo prazo, estuda-se a implantação de nova rodovia entre a Capital e o Porto de Santos, a Linha Verde.
 
A dragagem do Porto de Santos é um assunto recorrente. Como aumentar e dinamizar o processo?
 
A APS mantém contratos continuados de dragagem de manutenção para garantir a preservação das profundidades necessárias à navegabilidade e à operacionalidade do complexo portuário santista. Considerando o dinamismo das operações portuárias, bem como as características individuais de cada ponto de atracação, a Autoridade monitora continuamente as condições batimétricas do leito marinho.
 
Quais outras medidas?
 
Paralelamente às ações de manutenção, a APS, levando em conta as projeções de crescimento de carga e navios, vem adotando medidas para viabilizar a dragagem de aprofundamento. Atualmente, encontra-se em elaboração o anteprojeto para 16 metros, que deverá ser executado até o final de 2026. A obra já conta com processo de licenciamento ambiental aberto junto ao Ibama. A médio prazo, será viabilizado o aprofundamento do canal de navegação para 17 metros. Essa obra deve ocorrer antes de 2030.
 
Como é visto o futuro do Porto em termos de infraestrutura?
 
Transformado, com capacidade ampliada, melhorias nos acessos e maior integração com a Cidade. A expectativa é que essas melhorias tragam eficiência, competitividade e sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da economia local e nacional.