Artigos e Entrevistas
25/07/2023 - 11h47

O caminho da transformação no setor portuário brasileiro


Fonte: BE News / Roberto Paveck*
 
A inovação desempenha um papel crucial para que as empresas possam se destacar em um ambiente competitivo. Além de impulsionar o crescimento e aumentar a eficiência, a inovação permite às empresas explorarem novas tecnologias, processos e estratégias, capacitando-as para enfrentar, de forma mais eficaz e sustentável, os desafios futuros.
 
O setor portuário segue a mesma lógica. Portos são centros logísticos que possuem elevados requisitos em termos de custos, eficiência, segurança e sustentabilidade. Por isso, verifica-se nos portos mais avançados do mundo a adoção, cada vez mais intensiva, de soluções digitais da Indústria 4.0 e aplicativos inteligentes como forma de manter a competitividade frente aos concorrentes.
 
Portos modernos facilitam a movimentação de mercadorias e serviços entre os mercados, reduzem os custos de transporte e aumentam a eficiência. Assim, as inovações nesse setor geram um valor significativo para a sociedade, além dos benefícios mais óbvios como o aumento do comércio e da competitividade da economia, a inovação tem o poder de criar oportunidades de emprego e renda para as comunidades locais.
 
No Brasil, a inovação no setor portuário ainda é um tema em evolução, embora já existam iniciativas importantes. O Porto de Itaqui, por exemplo, estabeleceu uma parceria estratégica com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para impulsionar a pesquisa e a inovação no setor. O Complexo do Pecém também firmou parceria com instituições de cinco países, objetivando acelerar os projetos de inovação em hidrogênio verde. Por fim, foi anunciada, recentemente, uma parceria entre a Companhia Docas da Bahia (Codeba) e o Senai – Cimatec para criação de um campus voltado às atividades e pesquisas industriais marítimas em Salvador.
 
Em Santos, a Autoridade Portuária (APS) tem se destacado ao promover uma agenda voltada para a inovação. Por meio de diversas iniciativas, como a simplificação do processo de parcerias com startups para o desenvolvimento de novas tecnologias, estão sendo enfrentados desafios relacionados à atividade portuária. Destacam-se a melhoria da qualidade das previsões climáticas, o aumento da eficiência das operações de frete de retorno de caminhões, a otimização da programação e atracação de navios e a obtenção de um melhor entendimento da situação do canal de navegação com a criação de um gêmeo digital. Esses avanços foram possíveis graças à colaboração entre a Autoridade Portuária e as startups.
 
A implementação do Programa de Estágio em Inovação foi outra iniciativa importante. O programa já está na sua 2ª turma e vem preparando jovens graduandos para ingressarem no mercado de trabalho portuário, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa vem se mostrando extremamente eficiente, visto que os desafios lançados pela Autoridade Portuária aos estagiários, abrangendo processos portuários e demandas do porto, proporcionam um aprendizado intensivo e prático, fundamental para suas carreiras, e importante para buscar soluções inovadoras para as operações portuárias.
 
A aproximação da Autoridade Portuária com universidades e centros de pesquisa integra o processo de inovação em desenvolvimento. Com a celebração de acordos de cooperação com universidades como a USP, Unisanta e Fatec, a APS fomenta a pesquisa científica, fornecendo informações aos pesquisadores. Um dos resultados dessa parceria é a participação da Autoridade Portuária de Santos em pesquisa da USP e da universidade japonesa de Kyushu visando o desenvolvimento de câmeras inteligentes para a operação portuária.
 
A busca pela inovação é um processo contínuo e o setor portuário no Brasil tem um longo caminho a percorrer para nivelar-se aos mais avançados do mundo. Já temos boas iniciativas em todas as regiões do país, com programas de inovação sendo estruturados em vários portos, garantindo soluções transformadoras para as atividades portuárias. Em Santos, a Autoridade Portuária está plenamente comprometida com esse projeto, investindo em iniciativas, parcerias estratégicas e recursos para impulsionar a transformação e fortalecer a posição do Porto de Santos como um exemplo de excelência e liderança no cenário da inovação portuária.
 
*Roberto Paveck – Gerente de Planejamento Logístico da Autoridade Portuária de Santos