Artigos e Entrevistas
13/07/2023 - 11h20

O potencial dos cruzeiros

Fonte: A Tribuna On-line - Editorial

É necessário divulgar atrações locais com antecedência e treinar trabalhadores de serviços para atender esse público

A temporada de cruzeiros 2023/2024 começa em 29 de outubro, no Porto de Santos, com um grande potencial de aquecimento da economia da Baixada Santista. Conforme A Tribuna publicou ontem, o segmento de viagens de transatlânticos deve gerar 15 mil empregos diretos e indiretos na região, segundo a Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista.

Os postos de trabalho serão criados não apenas no setor portuário, como no comércio e em serviços. Trata-se de uma oportunidade para consolidar o turismo local que não pode ser desperdiçada. Por isso, autoridades e empresários desses setores devem se planejar para aproveitar a presença de dezenas de milhares de passageiros que embarcarão ou desembarcarão em Santos entre outubro e 3 de maio do próximo ano, quando partirá o último navio do período, o Costa Favolosa.

A Prefeitura de Santos afirma que realizará eventos e preparará as atrações turísticas para receber esse público especifico. Em novembro e dezembro, o Centro vai contar com os festivais Geek e Afro & Empreendedorismo, além de contar com o Museu Pelé aberto também às segundas-feiras, quando houver embarcações em trânsito.

Espera-se que não apenas os pontos turísticos, mas os lojistas, profissionais do transporte, como taxistas e motoristas de aplicativo e de transfer, e donos de restaurantes e hotéis estejam preparados para atender esse público de alto valor agregado para o turismo. Porém, é necessário divulgar as atrações locais com antecedência e treinar os trabalhadores, principalmente do comércio, para atender esse público, que poderá permanecer na região por algumas horas ou até dias antes do embarque ou ao desembarcarem em Santos.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), o Porto de Santos movimenta 60% dos passageiros dos cruzeiros – dos 44 navios que passarão pela costa brasileira na próxima temporada, 14 atracarão no complexo santista. Do total, 35 serão de longo curso, de portos internacionais e com estrangeiros.

Para entender o impacto econômico da chegada de uma embarcação, basta observar os números do navio MSC Grandiosa, o maior da América do Sul, com capacidade para 6.334 passageiros e 1.704 tripulantes. O Concais, que administra o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, estima que 884,6 mil usuários, entre embarque, desembarque e em trânsito, passaram pela unidade na última temporada, com arrecadação de R$ 321,5 milhões.

De cada dez passageiros de transatlânticos no Brasil, seis estão relacionados a Santos, o que mostra a força do Porto e a importância do mercado paulista para esse segmento.

Porém, é preciso investir sempre na infraestrutura, não só com a expectativa de transferir o terminal para o Valongo, inserido no potencial turístico do Centro Histórico, mas também nos serviços de recepção e no marketing para divulgar a região.