29/06/2020 - 08h19

APS vai contratar laboratório para testar empregados

Fonte: AssCom Sindaport

A notícia na imprensa de que a Autoridade Portuária de Santos vai contratar um laboratório para a realização de testagem de seus empregados para saber se estão ou não com coronavírus contempla também um pedido realizado pelo presidente SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, no mês passado.

Isso porque, em 11 de maio, a entidade solicitou ao presidente Fernando Biral que a empresa fizesse a testagem dos funcionários e instalasse cabines de desinfecção em pontos de maior circulação de portuários. No entanto, quase um mês depois, em 4 de junho, a administradora portuária não deu um retorno positivo ao SINDICATO. Por meio de ofício, a empresa disse que diversas medidas estavam sendo estudadas, dentre elas “a testagem em massa dos empregados da SPA”.

“Ainda bem que já tínhamos falado com a deputada federal Rosana Valle e ela conseguiu o compromisso do ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas de que avulsos e empregados da Autoridade Portuária de Santos serão testados. Com a autorização do ministro, agora a empresa vai ter que testar os portuários”, afirma Cirino, ressaltando que primeiro serão testados os empregados que estão trabalhando presencialmente.

Sobre a desinfecção em pontos de maior circulação de trabalhadores, como, por exemplo, área da presidência, Ilha Barnabé, Gate 19 (travessia para margem esquerda), entre outros, embora muitos shoppings, prefeituras e comércios estejam adotando esse procedimento, a Autoridade Portuária disse que “não foram encontradas evidências científicas, até o momento, de que o uso dessas estruturas para desinfecção seja eficaz no combate ao SARS- COV2 – além de ser uma prática que pode produzir importantes efeitos adversos à saúde”.

“Infelizmente, a Autoridade Portuária está na contramão dos demais setores. Enquanto vários locais estão priorizando a desinfecção de seus ambientes, colocando até cabines na entrada, a administradora do maior porto do país, não concorda com tal procedimento”.

Segundo dados da Prefeitura de Santos divulgados no fim da tarde deste sábado (27), a cidade registrou 8.637 casos confirmados de coronavírus e 359 mortes, das quais 12 em fase investigação.