Notícias
16/03/2020 - 08h21

Fechado


Fonte: G1 Santos
 
Autoridade portuária suspende reuniões, viagens e fecha o Museu do Porto devido ao coronavírus
 
Resolução que estabelece as medidas preventivas foi assinada na última sexta-feira (13).
 
 
A Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária em Santos, no litoral de São Paulo, determinou medidas preventivas devido ao coronavírus (Covid-19). Segundo a SPA, treinamentos, reuniões e viagens estão suspensas. Funcionários poderão trabalhar em regime de home office, se necessário. O Museu do Porto ficará fechado por tempo indeterminado.
 
O diretor-presidente Casemiro Tércio Carvalho assinou a resolução nº. 33.2020 na última sexta-feira (13). O documento estabelece medidas de proteção para o enfrentamento do coronavírus na unidade e nas atividades realizadas pela SPA. As medidas já estão em vigor.
 
De acordo com a SPA, as determinações não acarretarão prejuízos diretos ou indiretos aos empregados. As determinações decorrem de situação excepcional.
 
Atividades
 
O diretor determinou a suspensão, por tempo indeterminado, de treinamentos internos e externos, visitas técnicas às áreas administrativas e operacionais, congressos, eventos, simulados e qualquer outra atividade que envolva aglomerações de pessoas. Viagens a trabalho, nacionais e internacionais, também estão suspensas por tempo indeterminado.
 
A autoridade portuária também irá diminuir o número de reuniões presenciais ao estritamente necessário e com a menor quantidade de participantes possível, substituindo-as, sempre que possível, por vídeo ou áudio conferências.
 
O Museu do Porto também será fechado por tempo indeterminado.
 
Funcionários
 
O presidente da SPA determinou que os empregados, ao retornarem de viagens internacionais deverão retomar suas funções em regime de home office por sete dias contados a partir da data de chegada ao Brasil, prorrogáveis a critério da SPA. O empregado deverá, em até 24 horas a partir do momento do desembarque, comunicar o fato à chefia.
 
Todo empregado que tiver a intenção de realizar viagens internacionais durante o período regular de férias deverá informar previamente à chefia para fins de melhor planejamento.
 
Segundo a determinação, caberá à chefia atestar a jornada de trabalho dos empregados em regime de home office e aos gestores e fiscais de contratos solicitar às contratadas que comuniquem a SPA quando algum empregado a serviço no Porto de Santos retornar de viagem internacional.
 
Qualquer empregado que apresente febre e/ou sintomas respiratórios deverá ligar para o telefone 136 (Disque Saúde) para obter orientações. Ele deverá informar seu superior imediato para que possa monitorar o caso e tomar as providências cabíveis.