Notícias
27/08/2019 - 05h51

Portus tem mais um importante capítulo na tarde de hoje


Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio



A interminável novela Portus - Instituto de Seguridade Social, fundo de pensão dos trabalhadores ligados às administradoras portuárias públicas do país, ganhará mais um importante capítulo na tarde desta terça-feira (27).
 
Isto porque a deputada federal (PSB-SP) Rosana Valle e o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, se reunirão com a diretoria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para discutir a situação da entidade previdenciária, que corre sérios riscos de extinção. 
 
Solicitado pela parlamentar em caráter de urgência, o encontro será realizado na sede da autarquia, em Brasília, às 16 horas. O Portus é composto por aproximadamente 10 mil participantes de todo o país, entre ativos, pensionistas e assistidos, dos quais cerca de 5 mil são ligados à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
 
"Pedi a reunião em caráter de urgência diante da crescente ameaça de liquidação que vem ganhando corpo nos bastidores do segmento portuário e gerando intranquilidade aos participantes e seus familiares”. 
 
O presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, cancelou sua ida ao encontro. "Em face das posições distintas adotadas por companheiros de alguns outros portos, que respeitamos, porém discordamos, no que tange ao plano de recuperação do Portus, decidimos que seria melhor a participação isolada do presidente Guterra, na qualidade de representante nacional da categoria", disse o sindicalista.
 
Segundo Cirino, o mandatário da FNP defenderá a manutenção do Portus e os interesses dos portuários de todas as companhias docas públicas, independentemente das manifestações e deliberações antagônicas que resultaram das diversas assembleias realizadas nos portos de outros estados, cujas discordâncias direcionaram o fundo de pensão para o atual e crítico momento. 
 
Nesse sentido, na tarde desta segunda-feira (26), o presidente do Sindaport encaminhou ofício à deputada informando a decisão. "Considerando que ela vem nos prestando total apoio, inclusive agendando e participando dessa e outras reuniões, endereçamos expediente ao seu gabinete, em Brasília, informando a nossa não participação no encontro de hoje, sobretudo para evitarmos conflitos diante de posicionamentos opostos", pontuou Everandy Cirino.
 
Sobre o impasse que já dura 8 anos, o dirigente sindical lamentou o não engajamento de políticos dos estados que possuem complexos portuários estatais. "Para unirmos forças e termos mais representatividade no cenário federal o ideal seria que os outros portos também tivessem seus respectivos parlamentares atuando na defesa do Portus, mas, infelizmente, não é o que acontece e por isso seguimos contando única e exclusivamente com ela, que é de Santos".
 
Com a mesma urgência e finalidade, a deputada pessebista encaminhou ofício para Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde pretende pleitear a colaboração do órgão para a manutenção do fundo de pensão dos portuários. Além disso, para tratar do delicado tema a parlamentar também requereu reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia.
 
Órgão responsável pela intervenção federal no fundo de pensão dos portuários ligados às companhias docas, desde agosto de 2011, a Previc poderá decretar a liquidação do Portus a qualquer momento em razão do crescente passivo financeiro da entidade, atualmente estimado em R$ 3,7 bilhões.