Notícias
08/11/2018 - 00h34

Centrais preparam documento e seminário sobre a reforma da Previdência


Fonte: Portal CTB
 
Representantes das centrais sindicais Força Sindical, CTB, CUT, Nova Central, Intersindical e CSB se reuniram nesta terça-feira (6), na sede do Dieese, em São Paulo.
 
Durante o encontro, os sindicalistas debateram a elaboração de um documento unitário sobre a reforma da Previdência, indicando os pontos que o movimento considera importante defender ante eventual retomada da reforma. Também foi discutida a criação de materiais de comunicação que serão produzidos para divulgar amplamente a campanha e mobilizar os trabalhadores.
 
O documento unitário será lançado na próxima segunda-feira (12), durante o Seminário sobre o tema promovido pelo Dieese, que marcará o lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Aposentadorias e da Previdência Social justa e universal.
 
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, ressalta que neste momento os trabalhadores devem estar mais unidos ainda para impedir a aprovação de uma reforma que retira direitos. “A unidade, a resistência e a luta serão fundamentais para barrarmos mais este retrocesso e os graves impactos da ‘reforma’ na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.”
 
João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical, destaca que os trabalhadores devem participar da construção de uma proposta que não os prejudique no momento de se aposentarem. “Devemos seguir firmes e organizados na busca de um consenso em torno de uma reforma que garanta justiça social.”
 
Plenária - O evento contará com a participação de um especialista que abordará as reformas previdenciárias na América Latina, com destaque para a experiência chilena – cujo regime de capitalização adotado resultou em graves prejuízos aos trabalhadores.
 
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Jorge Carlos de Morais (Arakém) afirma que os trabalhadores não irão aceitar uma reforma preparada para manter privilégios. "Lutaremos contra qualquer proposta que visa beneficiar bancos e prejudicar os trabalhadores”, afirma.
 
A participação é livre e o foco do seminário é alertar sobre os rumos do debate em torno da reforma da Previdência e a ameaça de privatização da Seguridade Social.
 
Serviço: Campanha permanente em defesa da Previdência Social justa, pública e universal
 
Data: 12 de novembro
Horário: às 9h
Local: Auditório do Dieese
Endereço: Rua Aurora, 957, Santa Ifigênia – São Paulo/SP