16/05/2018 - 00h07

Sindicatos paralisam os trabalhos em refinaria de Cubatão, SP

Fonte: G1 Santos

Manifestação começou às 6h30 na refinaria de Cubatão (SP).

Os trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes (Rpbc), localizada em Cubatão (SP), realizaram paralisação de três horas na manhã desta terça-feira (15). Os empregados diretos e operários de empresas terceirizadas se reuniram com as diretorias de três sindicatos até as 9h45, para discutir reivindicações.

Participaram do protesto o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro) e o Sindicato dos Metalúrgicos. A paralisação foi motivada pela ausência da Rpbc em uma reunião marcada para esta segunda-feira (14).

Segundo informações do Sintracomos, a reunião estava agendada há três meses. Porém, os representantes da Petrobras não apareceram e deixaram os dirigentes dos sindicatos esperando. De acordo com o diretor de comunicação do Sindipetro, Fábio Mello, os trabalhadores querem discutir sobre salários, contratação local e condições de trabalho.

"A empresa está brincando com os trabalhadores. Queremos a realização dessas discussões e que os salários sejam retomados ao patamar de 2016/2017. A paralisação também foi motivada pelo lançamento da campanha nacional em defesa da Petrobras, que é do povo brasileiro. Somos contra a privatização. O Governo está fazendo políticas para depreciar nossas refinarias", explica.

Em nota, a Petrobras informa que a manifestação realizada na manhã desta terça-feira no acesso à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) da Petrobras, em Cubatão, não afetou a produção da refinaria. A RPBC opera normalmente, de acordo com os princípios de segurança, meio ambiente e saúde que norteiam as ações da companhia.