Notícias
11/10/2017 - 06h58

Você senta perto de quem no trabalho? Isso pode afetar sua produtividade


Fonte: UOL
 
Imagine sentar ao lado de pessoas negativas, que vivem falando mal dos outros e tentando causar discórdia no local de trabalho. Ficar perto de profissionais com essas características pode afetar sua produtividade, segundo especialistas.
 
"Um ambiente composto por pessoas negativas costuma apresentar uma dinâmica pesada e morosa, pois trabalhamos reproduzindo aquilo em que acreditamos", afirma a especialista em RH Luciana Tegon, sócia-diretora da consultoria Tegon.
 
Por exemplo, se há alguém resistente a mudanças na equipe, e que tenta a todo custo buscar defeitos para as inovações que estão sendo propostas, o grupo tende a se sentir travado, assim como o colega. Resultado: a produtividade pode ir por água abaixo.
 
Por outro lado, se o grupo tiver pessoas alegres, que ajudam uns aos outros, a tendência é a equipe trabalhar de maneira leve e produtiva.
 
Quem é a pessoa que senta ao seu lado?
 
Num primeiro momento, é difícil descobrir qual o perfil de quem senta perto de você no trabalho. Preste atenção no comportamento da pessoa no dia a dia e tente identificar alguns sinais "tóxicos", ou seja, atitudes que deixam a energia pesada no ambiente profissional e, consequentemente, prejudicam a produtividade.
 
Em geral, são profissionais que semeiam a discórdia e a negatividade ou manipulam as outras pessoas. "Um exemplo é o colega de trabalho que inveja a promoção de uma pessoa, influenciando o resto da equipe contra as orientações do novo chefe ou encorajando comportamentos, como fofocas, para prejudicá-lo", diz Luciana.
 
Observe alguns comportamentos
 
Observe ao redor: profissionais "tóxicos" costumam ser egoístas, se acham os "donos da verdade" e, pior de tudo, estão mais preocupados com seu próprio desempenho do que com o resultado da equipe como um todo, dizem os especialistas.
 
"A energia tóxica dessas pessoas pode levar a um desequilíbrio no grupo, comprometendo a qualidade do trabalho", afirma a especialista em inteligência comportamental Heloísa Capelas, diretora do Centro Hoffmann no Brasil, especializado em autoconhecimento e educação emocional.
 
Mais alguns sinais facilitam enxergar se o perigo mora ao seu lado: normalmente, esses profissionais são bastante comunicativos e astutos e manipulam pessoas porque sabem exatamente como agradá-las. Dificilmente entram em conflito direto com alguém e preferem se articular com outras pessoas dispostas a colaborar com suas estratégias.
 
Como evitar que esses colegas atrapalhem a produtividade
 
Comportamento profissional, transparência e ética são atitudes fundamentais no ambiente de trabalho. A regra básica é não falar ou fazer algo que não gostaríamos que fizessem conosco.
 
Caso você tenha dúvidas sobre o comportamento de um colega, a recomendação é investigar qual a real intenção desta pessoa ao pedir alguma coisa, por exemplo. "É preciso tomar cuidado para que não sejamos instrumentos de ataques velados a outros profissionais", diz Luciana.
 
Será que não vale a pena trocar de lugar?
 
Para evitar problemas e até se blindar dos profissionais tóxicos, que tal mudar de lugar? Procure sentar perto de pessoas que estão preocupadas com a produtividade e com os resultados do grupo.
 
"Há pessoas que são verdadeiros dínamos dentro de uma equipe. São otimistas, apoiam e encorajam os outros quando há algum conflito ou dificuldade, estimulam o senso de equipe e, acima de tudo, têm o desejo de dar o seu melhor para fazer um bom trabalho", afirma Luciana.
 
Em vez de ficar próximo de pessoas "tomadoras", como Heloísa chama os profissionais que não estão muito preocupados com a equipe, busque se cercar dos colegas com perfil "doador".
 
"Profissionais generosos, que abrem mão do aspecto pessoal para que o grupo se beneficie. São eles que vão facilitar a realização do trabalho em equipe", diz.