Notícias

Autoridades discutem expectativas e desafios da expansão portuária no 1º Encontro Porto e Mar 2021

Fonte: G1 Santos
 
Evento aconteceu na sede do Grupo Tribuna e contou com três palestras para discutir diferentes temas.
 
 
O 1º Encontro Porto e Mar 2021, realizado pelo Grupo Tribuna, aconteceu nesta quarta-feira (16) e contou com diversas autoridades portuárias, que discutiram os desafios operacionais para a expansão do Porto de Santos, no litoral paulista. O evento ocorreu das 14h às 18h, dividido em três painéis com diferentes palestras, e foi transmitido pela internet para pessoas que se inscreveram previamente.
 
A abertura foi feita pelo diretor-presidente do Jornal A Tribuna, Marcos Clemente Santini, que ressaltou as transformações vividas ao longo dos anos no Porto de Santos e os impactos da era digital. No primeiro painel, foram discutidos assuntos relacionados aos desafios operacionais para a expansão do complexo santista.
 
A primeira palestra abordou as operações com fertilizantes, e foi ministrada por Gustavo Zaitune, diretor de Compras Diretas da Yara International. Ele ressaltou que, apenas em 2020, 33 milhões de toneladas de fertilizantes foram importadas pelo Brasil. Em seguida, o gerente executivo de Logística Internacional da JBS, Clóvis Wessling, falou sobre os desafios das operações com proteína animal. A última palestra do primeiro painel foi comandada pelo diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Marcos Matos, que falou sobre as operações com o grão.
 
Na primeira parte do evento, a mesa foi composta pelo mediador e responsável pelo projeto Porto 360º Maxwell Rodrigues; pelo editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo; o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabio Lavor; o diretor de Logística na GM América do Sul, Neuton Togi Karassawa; e pelo diretor da Rumo Logística, João Almeida.
 
O segundo painel abordou tendências tecnológicas do setor portuário, e contou com palestra de abertura feita pelo prefeito de Santos, Rogério Santos (PSBD). Ele falou sobre os investimentos em tecnologia feitos pelo município, e ressaltou que o Porto tem papel fundamental para a área de tecnologia e inovação. Ele ainda afirmou que o Parque Tecnológico é uma ferramenta importante para a cidade.
 
O diretor do STC Group International, Albert Boss, fez uma palestra sobre tendências do profissional portuário para 2030. A gerente de TI da Brasil Terminal Portuário (BTP), Fabiana Alencar, falou sobre processos burocráticos do setor portuário e automação, citando, também, que a tecnologia é a maneira de resolver esses processos.
 
Neste segundo painel, além do mediador e do editor de Porto & Mar, a mesa foi composta pelo presidente da Câmara de Santos, Adilson Jr; o gerente de TI da DP World, Elder Coppi; e a gerente de Sistemas da Santos Brasil, Adriana Augusto.
 
No terceiro e último painel do evento, o professor e doutor em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gesner Oliveira, falou sobre as expectativas para a economia do Brasil em 2022. De acordo com a avaliação do professor, a agropecuária resistiu ao choque da pandemia.
 
Gesner Oliveira ainda apontou que a adaptabilidade digital de empresas, medidas anti-crise e as limitações do distanciamento social nos países em desenvolvimentos podem explicar o desempenho da economia, que foi melhor do que anteriormente projetado. Por fim, ele reiterou que o setor de infraestrutura é essencial para a retomada da economia, que está se recuperando.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar