Notícias

Combustível vaza de navio e mobiliza operação de emergência no Porto de Santos, SP

Fonte: G1 Santos
 
Vazamento aconteceu no terminal da Transpetro, na Margem Direita do cais santista. Local foi isolado e equipes trabalham na limpeza.
 
Equipes de emergência tentam conter um vazamento de óleo bunker, destinado ao abastecimento de navios de grande porte, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (24). De acordo com a Santos Port Authority (SPA), autoridade responsável pelo cais santista, não há feridos e vários órgãos estão no local para conter o combustível e limpar a área.
 
O vazamento ocorreu no Píer da Alemoa, na Margem Direita do Porto, durante a transferência de óleo da embarcação Papoula, de bandeira brasileira, atracada no terminal da Transpetro. As causas do acidente seguem sendo apuradas. Após a identificação do vazamento, a área foi isolada, a operação de carga foi interrompida e as equipes iniciaram o trabalho de limpeza do produto.
 
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e militares da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) acompanham a situação.
 
Segundo a Transpetro, o produto ficou contido no convés da embarcação, e a menor parte, que atingiu o mar, foi totalmente contida nas barreiras preventivas que ficam ao redor da embarcação atracada.
 
A SPA também mobilizou a empresa contratada para ações desta natureza a fim de monitorar locais mais distantes da ocorrência, verificar e conter possíveis manchas fugitivas.
 
De acordo com a Cetesb, após o vazamento, foi acionado o Centro de Resposta a Emergência (CRE) do Terminal e o reforço no cerco de barreiras existentes. Por enquanto, não foi identificado óleo fora do local da ocorrência e a quantidade de quanto óleo que havia vazado.
 
De acordo com a Capitania dos Portos, todas as medidas de contenção e coleta do óleo previstas foram adotadas pela empresa e pelo terminal, a fim de prevenir maiores danos ao meio ambiente. Uma equipe de Inspeção Naval deslocou-se até o local para verificar se os procedimentos de contenção estão sendo adequadamente realizados. A Capitania continua realizando os procedimentos administrativos necessários incluindo a notificação da empresa.
 
A barcaça está atracada no costado do terminal para movimentar combustível e abastecer outras embarcações no cais santista. Segundo a SPA, a empresa responsável pela operação da barcaça está tomando as medidas cabíveis para conter a expansão do produto no estuário e viabilizar seu recolhimento.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar