Notícias

Gastos do trabalhador aumentam 160% no dia do recebimento do auxílio emergencial

Fonte: Valor Investe
 
Estudo do Nubank também mostrou que 25% do benefício é retirado no dia do recebimento
 
O auxílio emergencial de R$ 600 distribuído pelo governo fez com que os gastos do trabalhadores aumentassem 160% no dia em que o valor era depositado pela Caixa, segundo um estudo feito pelo Nubank. Cerca de 25% do benefício é retirado da conta. Em 5% dos casos, essa retirada é feita via saques; em 16% é retirado por meio do pagamento de boletos e em 36% dos casos é feito por transferência bancária, via TED.
 
Segundo o Nubank, após o dia do depósito, as retiradas dos valores acontecem de maneira gradual, o que significa que "na prática, a renda básica emergencial está sendo usada para suprir as necessidades financeiras imediatas de forma controlada, fazendo com que o dinheiro dure por mais tempo", diz a empresa em nota.
 
O levantamento foi feito entre os dias 20 de abril e 29 de maio com os cerca de 500 mil clientes do banco digital que receberam o auxílio na conta do Nubank.
 
Cartão de Crédito
 
O padrão de consumo no cartão de crédito não sofreu alteração, segundo o Nubank. Para a companhia, a justificativa pode ser o fato de o auxílio ter data para acabar e, por isso, os beneficiários evitam se comprometer com dívidas e parcelas.
 
"Esse comportamento é evidenciado por uma parte dos clientes do Nubank que efetuou imediatamente o pagamento da fatura do roxinho (16%) assim que recebeu o benefício. Além disso, o aumento no número de TEDs para outras titularidades é mais um forte indício de que o benefício é usado para evitar casos de inadimplência", afirma a companhia.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar