Notícias

Caminhoneiros protestam contra decisão do STF na entrada do Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Integrantes da categoria se reuniram na Alemoa, após proibição de multa à transportadores, nesta segunda-feira (10)
 
Caminhoneiros amanheceram a segunda-feira (10) parados em frente a um dos acessos do Porto de Santos. Os profissionais protestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de multar transportadores que não seguirem a tabela de fretes. A proibição vai contra medida estabelecida pelo Ministério Público durante a greve dos caminhoneiros, em maio.
 
A decisão foi emitida pelo ministro Luiz Fux, do STF, na quinta-feira (6). Mesmo em caráter liminar (provisório), ela proíbe as multas após análise de um pedido feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
 
No documento, enviado ao Supremo em setembro, a CNA diz que a proibição se dá por conta da "situação catastrófica que se instala no país". O órgão também avalia outras ações que questionam a tabela, e que alegam que a medida provisória fere a iniciativa do livre mercado.
 
Por volta de meia-noite desta segunda, cerca de 20 caminhoneiros se reuniram em um dos principais acessos ao Porto, na Alemoa. Embora não tenham bloqueado nenhuma via, eles tentaram impedir a entrada de outros caminhoneiros aos terminais, como forma de protesto à decisão.
 
A categoria quer que a ANTT volte a multar as transportadoras que não seguirem a tabela. Por enquanto, não se fala em uma nova paralisação dos caminhoneiros. Segundo a Polícia Militar, que acompanha a ação, o manifesto ocorre pacificamente e sem problemas.
 
Por volta das 7h, os manifestantes já começaram a se dispersar. Ainda de acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), nenhum ponto das rodovias que dão acesso ao Porto tiveram bloqueios registrados.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar