Notícias

Santos tem 3 mil novos estivadores

Fonte: AssCom Sindestiva
 
O auditório, o pátio, os corredores e a rua diante do sindicato dos estivadores de Santos ficaram lotados, na manhã da última sexta-feira (11), por mais de 2 mil homens cadastrados desde setembro de 2017.
 
Foi a solenidade de início dos cursos profissionais e de segurança do trabalho que começarão, praticamente, semana que vem, no colégio dos estivadores, no bairro Estuário.
 
O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’, falou aos novos sindicalizados por mais de uma hora. Ele abordou temas técnicos do trabalho e a participação nas lutas sindicais.
 
Dos 3 mil novos cadastrados, 408 já trabalham, por meio de acordo direto com o sindicato, no terminal integrador portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), da VLI Valor Logística Integrada Vale.
 
A empresa, antiga Ultrafértil, fica na margem esquerda do porto, em Cubatão.
 
Os trabalhadores já ganham, contribuem com o Inss, fgts, têm férias e 13º salário.
 
O último ingresso de cadastrados foi em 1991, quando o então presidente do sindicato, Vanderlei José da Silva, pai de Nei, abriu vagas para 7 mil, que hoje são vinculados ao órgão gestor de mão de obra (ogmo).
 
Na luta
 
Segundo Nei, a campanha salarial da categoria, com data-base em março, reivindica ao Sopesp (sindicato patronal dos operadores portuários) que cadastre os 3 mil no ogmo.
 
Esses novos estivadores, explica o sindicalista, “já fazem parte do quadro e participam da campanha salarial. Eles serão convocados para as assembleias e demais atividades da luta, como passeatas e acampamentos”.
 
“Nossa iniciativa pode não diminuir o desemprego no país”, disse Nei ao auditório repleto. “Mas apresenta uma possibilidade e uma expectativa de vida a milhares de pessoas dessas famílias”.
 
“Isso, numa categoria e num sindicato perseguidos e acusados de manter uma reserva de trabalho sem oportunidades para a população, cala a boca de muita gente”, finaliza Nei.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar