IBGE: Brasil tem 2,9 milhões em busca de emprego há pelo menos 2 anos

Fonte: Valor Econômico

No segundo trimestre deste ano, o Brasil tinha 2,924 milhões de pessoas em busca de emprego há dois anos ou mais, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre, esse contingente era um pouco menor, de 2,896 milhões de pessoas.

É natural que, com o prolongamento da crise, as pessoas passem mais tempo em busca de uma vaga no mercado de trabalho. A queda da taxa de desemprego no segundo trimestre frente ao primeiro permitiu, contudo, recuo no número de pessoas procurando vaga nas outras faixas de tempo pesquisadas.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o contingente de desempregados em busca de emprego há menos de um mês, contudo, recuou de 1,757 milhão para 1,451 milhão de pessoas do primeiro para o segundo trimestre, baixa de 17%.

A maior parte das pessoas desempregadas (6,745 milhões) buscava emprego de um mês a menos de um ano. Esse contingente era maior no primeiro trimestre deste ano, quando somava 6,975 milhões. De 1 ano a menos de 2 anos, eram 2,361 milhões no segundo trimestre, queda frente aos 2.548 milhões dos três meses anteriores.

Trabalhadores subutilizados

Segundo a Pnad Contínua, o país tinha 26,337 milhões de trabalhadores subutilizados no segundo trimestre, uma pequena redução em relação a 26,516 milhões nos três primeiros meses do ano. Um ano atrás, o número era de 22,651 milhões trabalhadores subutilizados.

Esse contingente inclui a população desempregada, subocupadas por insuficiência de horas (estão empregadas, mas gostariam e poderiam trabalhar mais) e a força de trabalho potencial (pessoas que não buscam emprego, mas estão disponíveis para trabalhar; ou que buscaram, mas não estavam disponíveis para trabalhar).

"Essa queda é pouca porque o mercado contratou mais pessoas subocupadas no segundo trimestre. O número de desocupados caiu, mas o de subocupados cresceu. Na prática, essa queda da população subutilizada está estatisticamente estável" disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

São pessoas que, na prática, gostariam de trabalhar ou de trabalhar mais, mas que não conseguem encontrar oportunidade.

O contingente de 26,3 milhões de trabalhadores subutilizado equivale a 23,8% da força de trabalho ampliada (que inclui a força de trabalho e a força de trabalho potencial). Esta é a chamada taxa de subutilização. Ela estava em 24,1% no primeiro trimestre deste ano. E em 20,9% no segundo trimestre de 2016.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a taxa de subutilização apresentou queda na passagem do primeiro para o segundo trimestre nas seguintes regiões: Norte (27,4% para 26,8%), Nordeste (35,1% para 34,9%), Sudeste (21% para 20,9%), Sul (15,3% para 14,7%) e Centro-Oeste (18,3% para 17,4%).

A maior taxa de subutilização foi registrada no Estado do Piauí (38,6%). também Bahia (37,9%) e Maranhão (37,7%) apresentavam patamares elevadaos.

A menor estava em Santa Catarina (10,7%). Em São Paulo, a taxa era de 20,5% — estável frente ao indicador do primeiro trimestre.

No Nordeste, um em cada três trabalhadores está subutilizado. São 9,879 milhões de pessoas na região desempregadas, subocupadas por insuficiência de horas (empregadas, mas que gostariam e poderiam trabalhar mais) ou na força de trabalho potencial (pessoas que não buscam emprego, mas estão disponíveis para trabalhar; ou que buscam, mas não estão disponíveis para trabalhar).

De acordo com a Pnad Contínua, esse contingente representa 34,9% da força de trabalho da região (28.337 pessoas). Esta é a chamada taxa de subutilização no Nordeste, que supera a média nacional (23,8%) e também as demais regiões do país.

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, a taxa de subutilização da mão de obra no Nordeste tem origem nos problemas crônicos da região (baixa escolaridade, falta de oportunidades), que acabaram sendo potencializados pela crise econômica atravessada pelo país.

Do contingente de subutilizados, 3,9 milhões estão desempregados, 2,5 milhões subocupados por insuficiência de horas e 3,4 milhões na força de trabalho potencial.

Subocupados

A informalidade que ajudou a reduzir a taxa de desemprego nacional no segundo trimestre deste ano trouxe um efeito colateral no mercado de trabalho: o aumento dos trabalhadores subocupados por insuficiência de horas (pessoas empregadas, mas que gostariam e poderiam trabalhar mais).

De acordo com a Pnad Contínua, esse contingente de trabalhadores cresceu de 5,258 milhões no primeiro trimestre deste ano para 5,829 milhões no segundo trimestre. “O crescimento da ocupação no segundo trimestre se deu por meio do aumento do trabalho por conta própria e por meio do emprego sem carteira assinada. Isso pode explicar o aumento de subocupados”, disse Azeredo.

Segundo ele, a crise também aumentou o número de pessoas na força de trabalho potencial (pessoas que não buscam emprego, mas estão disponíveis para trabalhar; ou que buscaram, mas não estavam disponíveis para trabalhar). Esse contingente cresceu de 6,231 milhões no segundo trimestre de 2016 para 7 milhões no segundo trimestre deste ano. “Parte disso são as pessoas que veem na internet e nos jornais que existe um crise no mercado de trabalho e não sai de casa para procurar”, disse Azeredo. Frente ao primeiro trimestre de 2017, o número ficou estável.

Taxa de desemprego

Como divulgado no fim de julho pelo IBGE, a taxa de desemprego do país foi de 13% no segundo trimestre deste ano, a primeira queda estatisticamente significativa desde o último trimestre de 2014.

Nesta quinta-feira, o instituto divulgou esse desempenho detalhado pelas grandes regiões e unidades da federação.

Em São Paulo, a taxa de desemprego foi de 13,5% no segundo trimestre deste ano, abaixo da apresentada entre janeiro e março (14,2%). Um ano atrás, a taxa estava em 12,2%. Já no Rio de Janeiro, o indicador passou de 14,5% no primeiro trimestre para 15,6% no segundo trimestre.