Artigos e Entrevistas

Portuários realizam ato público na presidência da Codesp



Valdir Pfeifer da Silva Júnior
Secretário Geral do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária)
 


Dando sequencia à assembleia de terça-feira, 07/02/2012, quando os quase 400 portuários pertencentes ao Portus aprovaram por unanimidade ato publico para o dia 08/02/2012, quarta-feira, as 10h00. 

Partindo da sede da APP – Santos, na Rodrigues Alves, em caminhada, os portuários, participantes do Portus, seguiram até o portão da presidência da CODESP.

Reunidos em frente ao portão da presidência da empresa, iniciaram o ato público de protesto cantando, solenemente, o hino nacional, enquanto o vereador Benedito Furtado de Andrade, acompanhado do novo comandante da Guarda Portuária, o inspetor Borghtti, foi solicitar audiência emergencial com o presidente José Roberto Correia Serra.

Prontamente, o presidente Serra se colocou à disposição para receber os presidentes Cirino, do SINDAPORT, Odair, da APP – Santos e Robson Apolinário, do SINTRAPORT, juntamente com uma comissão de participantes do Portus.

Foi colocado pelo presidente Serra toda a angústia e descontentamento dos participantes, que após seis meses de intervenção do governo federal no fundo de pensão Portus, nenhuma medida concreta havia sido realizada para que o fundo de pensão receba das patrocinadoras (companhias Docas de todo o Brasil) os valores devidos que são o motivo do déficit atuarial do Portus.

Nem mesmo a última parcela de 150.000.000, dos 400.000.000 como antecipação do pagamento de dívidas para com o Portus, prometidos pelo então presidente Lula, foi liberada. O presidente Serra, atendendo a pedidos, desceu de seu gabinete e foi até os portões da presidência para conversar diretamente com os portuários.

Começou relembrando o seu início de carreira como portuário empregado da Cia. Docas e pertencente ao Portus por 26 anos. Serra se comprometeu como presidente da CODESP e da ABEP – Associação Brasileira de Entidades Portuárias, em fazer todos os esforços possíveis para que uma solução financeira definitiva seja encaminhada pelo governo federal para o Portus. E ainda, assumiu compromisso com todos os portuários participantes do Portus de que, pelo menos em Santos, os empregados da CODESP não ficarão sem receber suas justas e devidas suplementações de aposentadorias.

ACORDO COLETIVO 2011

Aproveitando o encontro com o presidente Serra, Everandy Cirino, do SINDAPORT, falou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho de 2011, ainda não assinado.

Cirino solicitou ao presidente Serra, que a sentença do TRT, que nem foi toda favorável aos trabalhadores, seja cumprida pela CODESP e, também, que um novo Acordo Coletivo  possa ser assinado, ainda que os pontos divergentes, que são questionados no Recurso Ordinário e no Efeito Suspensivo, propostos pela CODESP, sejam inseridos no acordo sub judice, aguardando decisão final da sentença de Brasília.

Serra se manifestou favorável à proposta e disse que estará determinando a seu superintendente jurídico, Dr. Manoel Luiz, para que vá pessoalmente à Brasília verificar o que deve ser feito para viabilizar essa solução proposta pelo SINDAPORT para fechar o dissídio coletivo de 2011.

 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe