Artigos e Entrevistas

Deliberações do Consad não saem do papel

Fonte: Sindaport / João de Andrade Marques (*)



No dia 13/12/2013 foi registrado, na 455ª reunião do CONSAD, um relatório sobre a situação critica de segurança que diversos setores se encontravam na CODESP e que determinou um levantamento in loco pela Auditoria que apurou a veracidade dos fatos, encaminhando e sugerindo providências para áreas competentes.

Passados 6 meses pouco foi arrumado com relação às irregularidades apontadas, fator principal do agendamento de reunião com o Sr. Presidente Angelino Caputo, conforme solicitado pelas categorias de alta e baixa tensão, realizada no dia 12/08/2014.

Em pauta estavam as dificuldades existentes para realização de atividades nos setores de Itatinga, geração, transmissão, distribuição e manutenção de energia.

Foi exposto ao presidente da CODESP todo o desconforto existente, iniciado pela falta de contingente, de materiais básicos para o desempenho do serviço, até de caminhões que estão totalmente sucateados, além dos cargos de mando CSP, COR e ESP.

O assunto principal foi a falta de segurança que vem gerando alto risco a vida do trabalhador.

Foi dito pelo presidente que nesses 100 dias na direção da CODESP parecem 10 anos de suas atitudes em tentar resolver os problemas existentes, mas que não desiste da missão delegada a ele.

Ele fala do assunto em pauta e da pressão que vem sofrendo do MPTE, TCU, AGU, CISET e todos os órgãos fiscalizadores, sobre o alto número de horas extras ainda existentes e que também pode ser fonte de acidentes, além do empregado não ter vida social. No entanto, espera em pouco tempo resolver este assunto em todas as categorias.

Foi entregue ao Presidente um relatório básico sobre as áreas.

A reunião finalizou com a proposta de se criar um grupo de trabalho para diagnosticar e direcionar soluções para os problemas, pois os assuntos são bem complexos.

Conforme Resolução DP nº 96.2014, de 18 de agosto de 2014, o presidente Angelino Caputo já designou este GT, com prazo de 60 dias para entregar relatório final a ser submetido a ele.

A categoria e o Sindicato agradecem e parabenizam o andamento das tratativas acreditando em resultado de boa solução.
 



(*) João de Andrade Marques, vice-presidente do Sindaport
 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe