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Profissionais que reclamam têm menos chance de sucesso

Fonte: MSN / Fabiana Saad (*)
 
 
Realizamos uma pesquisa para entender o que é que mais incomoda as pessoas no trabalho. E os profissionais que reclamam muito foram apontados como umas das razões principais, conforme este exemplo abaixo.
 
“Pessoas que só sabem reclamar de seu trabalho! Se não está feliz com o que faz, é porque não gosta daquilo e do lugar. Em vez de ficar reclamando ou com pensamentos negativos, corra atrás daquilo que te faz feliz!”- Mayara Fabri (leitora do Tempo de Mulher)
 
Infelizmente nem todos os profissionais fazem o que amam ou são felizes no trabalho. Muitas vezes encontramos pessoas que estão há muitos anos no mesmo emprego, e absolutamente infelizes. Há situações onde de fato o profissional tentou encontrar outro trabalho e não conseguiu. Como ele tem custos fixos a serem pagos todo mês foi ‘obrigado’ a continuar trabalhando em algo que não gosta.
 
Existem casos ainda em que a pessoa está acomodada, e mesmo não gostando do que faz, permanece na mesma situação por anos. Não podemos esquecer que há os casos daqueles que mudam de área na carreira e aí encontram uma série de problemas. Entre eles um salário mais baixo por não ter experiência no setor, o que impossibilita o novo emprego.  Derivadas destas situações acima, e muitas vezes, por traços de personalidades, surge o grande problema: reclamar!
 
O ato de reclamar é muito comum, dentro e fora de empresas, mas, no entanto, é absolutamente repudiado. Ao reclamar, o profissional desencadeia um efeito dominó que pode prejudicar a empresa consideravelmente e, inclusive, desmotivar os colegas de trabalho. Estes não são obrigados a conviver com profissionais que estão constantemente reclamando.
 
Os chamados “reclamões”, além de serem muito desagradáveis, atrapalham o rendimento de toda a equipe. Isso porque eles contaminam outros profissionais com injeções de desmotivação, pouco ânimo e depressão. 
 
CONFIRA AS DICAS
 
Não reclame dos empregos e gestores antigos
 
Falar mal de empregos antigos pode dar uma impressão que o profissional “cospe no prato que comeu” e que, portanto, assim que mudar novamente de emprego, falará mal do atual. Esta imagem é muito negativa, pois para um time corporativo funcionar bem deve existir confiança. 
 
Não reclame da empresa onde trabalha
 
Além das reclamações que aparecerem muitas vezes, sem uma possível solução para melhoria, ninguém gosta de ouvi-las. Se solicitado, o profissional pode dizer o que pode - na sua opinião - ser melhorado. Porém caso ninguém esteja solicitando a opinião do mesmo, a escolha da reclamação deve ser bem pensada.
 
Verbalizar reclamações diariamente não é bom para o profissional, pois dá a entender que ele não está feliz na empresa e que, portanto, não vale a pena estar nesse ambiente corporativo, bem como investir nele. Caso algo esteja errado na empresa, converse com os colegas em tom positivo. Mas de imediato já apresente as sugestões das mudanças que devem ser realizadas para um melhor andamento empresarial.
 
Problemas existem
 
Encarar a vida com mais serenidade e menos drama ajuda a preservar a qualidade de vida. Todos profissionais encaram problemas diários e se todos forem interpretados como uma tristeza, a arte de reclamar se tornará ainda mais utilizada.
 
Se o problema surgiu é hora de tentar entender qual é a melhor solução para resolver. Gastar energia reclamando é absolutamente inútil, pois só demandará mais energia e não resolverá o problema já que ele continuará existindo. Aprender com as falhas é importante, e sempre se dedique para fazer o seu melhor.... em tudo!
 
Contaminar e equipe e carreira
 
A ascensão na carreira é diretamente ligada a foco, determinação, motivação e autoconfiança.  Se uma equipe é contaminada por reclamações, os colaboradores todos se tornam propensos a não conseguirem atingir o sucesso ou o patamar desejado. Reclamações desencadeiam energias ruins e desmotivam os colaboradores, podendo arruinar carreiras. Profissionais otimistas, equilibrados e trabalhadores são aqueles que tem mais perfil para atingirem altos níveis.
 
 

 

(*) Fabiana Saad é sócia fundadora do site www.imagempessoal.com.br e diretora do CJE. Consultora de imagem, escreve sobre mulheres executivas para os sites Empreendedorismo Rosa, Rede Mulher Empreendedora, We Pick, Ideias de Mulher e Revista Digital LearnWay. Formada em Comunicação Social, em gerência de e-commerce e com master certificate em Marketing Internacional. Atua há dez anos no mercado Digital na área de interatividade de TV, mobile e marketing digital.
 

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