Artigos e Entrevistas

Mercado de trabalho deve enfraquecer

Fonte: O Estado de S. Paulo

Os resultados da pesquisa de emprego divulgada na última quinta-feira (20) pelo IBGE apontam para um segundo semestre de enfraquecimento no mercado de trabalho, na opinião do economista Fernando de Holanda Barbosa Filho, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele acredita que teve um fim o período de recordes de baixa na taxa de desemprego este ano, mas também não vê risco de explosão da taxa, apesar da política monetária contracionista do governo. A seguir, a entrevista dada pelo economista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agenda Estado.

0 resultado aponta para um freio no mercado de trabalho?

A gente observa que a tendência não é tão boa quanto a do começo do ano. Quando se comparava a taxa de desemprego com a do ano passado, era sempre um novo recorde; Esse movimento foi se reduzindo e agora parece que estamos de fato com estabilidade no mercado de trabalho, que pode ou não ser o início de uma mudança de tendência.

0 que podemos esperar para este segundo semestre?

A tendência até agora para o segundo semestre deste ano não é tão favorável, já que a política monetária contracionista começou a ser adotada, por conta da inflação. O desemprego não deve explodir, mas é difícil imaginar que a taxa volte a bater recordes de baixa em relação ao ano anterior.

Acredita em aumento do desemprego na taxa do ano?

Em relação a 2012, acho que não. Em 2012, a PME fechou em 5,5%. No boletim de janeiro da FGV projetamos queda no desemprego para 2013. Embora não tenhamos refeito as contas, diria que essa tendência já se inverteu, Ainda não há sinal da grande virada, de aumento rápido de desemprego.