Sindaport na Mídia

Embraport inicia capacitação de profissionais

Fonte: A Tribuna - 11/09/2012

O Terminal Embraport, que está sendo construído na Margem Esquerda do Porto de Santos, iniciou nesta segunda-feira um projeto de capacitação técnica para profissionais que atuarão na futura instalação. Cerca de 400 pessoas participarão do treinamento até meados de 2013.

A primeira turma do Programa Novos Operadores, formada por 18 candidatos da Baixada Santista, será treinada para a operação de guindastes de cais (Ship to Shore) e de pátio (Rubber Tyred Gantry).

Os integrantes do primeiro grupo do programa foram escolhidos por meio de uma parceria com a empresa Espaço Santista RH, que recrutou profissionais interessados em atuar na área portuária. Além disso, alunos formados em cursos promovidos pelo Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep) também foram chamados.

"Além de dar oportunidade e preparar estes profissionais para atuar em suas instalações, a Embraport entende que, seguindo este modelo, poderá formar operadores conforme as melhores práticas adotadas pela DP World (uma das acionistas do novo terminal) ao redor do mundo", afirmou o gerente de pessoas e organização da Embraport, José Antônio Ramos Filho.

Para fazer parte dessa primeira turma, os pré-requisitos eram ter segundo grau completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C. O processo de seleção contou com avaliações de coordenação motora e do perfil psicológico dos candidatos.

Os participantes com melhor desempenho no programa serão contratados pela empresa a partir de novembro próximo, quando uma nova fase de treinamento será realizada com o uso de simuladores dos equipamentos utilizados no cais. Em dezembro, os operadores terão a oportunidade de visitar e conhecer as operações de outros terminais da DP World ao redor do mundo.

O Programa Novos Operadores selecionará outras turmas nos próximos meses. De acordo com a Embraport, dois terços dos 600 profissionais que inicialmente serão contratados para trabalhar na área operacional do terminal serão alunos formados pelo programa da empresa.

O terminal da Embraport terá capacidade de movimentação anual de 2 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2 bilhões de litros de granéis líquidos.