Artigos e Entrevistas

A luta não se aposenta

Iburici Fernandes (*)

O Governo mais uma vez, através de sua equipe econômica, está fazendo de tudo para retomar o crescimento da economia brasileira, que em 2012 está fora do índice projetado por sua equipe de planejamento. Mas é necessário que também concentre esforços para controlar a inflação que, em certos momentos, nos assusta e nos causa temor, porque é sinônimo de descontrole e preços altos para o consumidor. 
 
O que mais nos preocupa neste momento é que Governo Federal criou uma comissão para avaliar e acompanhar a desoneração da folha de pagamentos da Indústria.  A comissão será presidida pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland. Outros representantes do Governo Federal, dentre eles Receita Federal, ministérios e Secretária-Geral da Presidência da República, empresários e trabalhadores formarão o grupo.
 
A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas – FEAPESC está sim, preocupada com o destino que será dado pela comissão, a nossa Previdência Social. O Ministério da Previdência Social, equipe econômica e planejamento, já deveriam estar apresentando os resultados obtidos e avaliados durante este período em que já houve a desoneração. Eu quero fazer um alerta: no momento da  desoneração vai ser muito bom para o empregador da Indústria, Comércio e Hotelaria em geral e péssimo para os trabalhadores em atividade e cujas aposentadorias terão um futuro incerto.
 
A Feapesc, em palestra realizada recentemente na cidade de Imbituba, apresentou dados da arrecadação da Previdência Social e mostrou que o Ministério da Previdência Social é o maior distribuidor de renda do mundo e que sua arrecadação, no computo geral, é SUPERAVITÁRIA. A maioria dos municípios brasileiros sobrevive com os benefícios dos aposentados, pensionistas e também de outros benefícios  pagos pela Previdência Social. Este é o alerta que faço ao setor da Indústria, Comércio e também ao setor de Turismo: ruim com Previdência, pior sem ela.A Federação é favor que se façam reformas, sejam elas políticas ou previdenciárias, o que não aceitamos é a maneira como são criadas estas comissões. 
 
Vivemos em um país que se diz democrático, ora, esta democracia só pende para um lado? Os aposentados brasileiros lamentam profundamente a não convocação da Confederação Nacional de Aposentados e Pensionistas – COBAP, para participar da comissão que irá avaliar e acompanhar a desoneração da folha de pagamentos da Indústria, embora já devêssemos estar preparados. Depois do ato de bravura dos aposentados brasileiros, organizado pela COBAP, com o apoio das Federações e Associações de Base, em frente o STF e Palácio do Planalto nos dias 15 e 16/08, não poderíamos esperar muita coisa do Governo. Este Governo deveria nos olhar de maneira diferente, pois não somos “Maria vai com as outras”, não somos moeda de troca. O que queremos mesmo é um Brasil de todos os brasileiros, sem pobreza, com boa educação, saúde de qualidade, segurança e lazer. Até isto não acontecer , “A LUTA NÃO SE APOSENTA”.


 

(*) Iburici Fernandes
Presidente FEAPESC - filiada à COBAP
 

 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe