Sindaport na Mídia

USP apresenta resultados de estudo sobre tarifas portuárias

Fonte: A Tribuna On-line - 27/07/2012

A Universidade de São Paulo (USP) apresentou os resultados da primeira etapa dos estudos de tarifa dos portos brasileiros à Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq). O levantamento tem como objetivo o aperfeiçoamento do modelo tarifário praticado pelas Autoridades Portuárias, observando a apropriação de custos, para fins de estabelecimento dos valores de cobrança. O Porto de Santos foi um dos complexos analisados pelos pesquisadores da Universidade.
 
Para realizar os trabalhos, o Departamento de Engenharia de Produção da USP levou em conta duas estatais que administram portos no País: a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba). A primeira foi selecionada por ser a controladora do Porto de Santos, o maior do País. A relevância do complexo santista e sua característica de movimentação de carga múltipla motivaram a escolha.
 
Já a Codeba foi escolhida por ter um perfil diferente ao da Codesp: administrar três portos distintos (Salvador, Aratu e Ilhéus). Com isso, puderam ser avaliados estudos relacionados à prática de tarifas subsidiadas cruzadas.
 
Com os levantamentos finalizados, a próxima etapa do projeto será a elaboração de um modelo a ser proposto para precificação dos valores tarifários, segundo a Antaq. Também poderão ser estudados os modelos tarifários de outras Autoridades Portuárias do País.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe