Notícias

Petrobras quer reduzir número de empregados de 46 mil para 30 mil

Fonte: O Globo
 
Segundo presidente da estatal, Roberto Castello Branco, 22% da força de trabalho já aderiram a programas de demissão voluntária
 
A Petrobras vai  reduzir seu quadro de pessoal dos atuais 46,6 mil empregados para cerca de 30 mil com os Planos  de Demissão Voluntária (PDVs) que realizou, somados à venda das oito refinarias, o que deverá acontecer no próximo ano.
 
Os vários  PDVs  realizados pela Petrobras se encerraram na última terça-feira e tiveram uma adesão de aproximadamente  10 mil empregados, representando  cerca de 22% do total  atual.
 
A informação foi dada nesta quarta-feira  pelo presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, ao explicar que só neste ano outros 2 mil empregados já  deixaram a companhia.
 
Está prevista ainda a saída de mais uma parcela de funcionários até o fim deste ano, e outra no próximo.
 
— Pretendemos trabalhar com 30 mil pessoas —disse Castello Branco em videoconferência com jornalistas. — Com a saída dos que aderiram  ao PDV, vamos para uns 35 mil, e com a venda das refinarias provavelmente devemos ficar com algo próximo a 30 mil, que é o suficiente para que a companhia continue a operar bem, com custos mais baixos e de forma mais eficiente.
 
Anfavea: Recuperação do setor automotivo pós-pandemia será lenta
 
Castello Branco também adiantou que até o fim deste ano a Petrobras vai reduzir à metade o número de prédios que ocupa em todo o país para suas atividades — de 17 prédios para apenas oito.
 
— Vamos até o final de 2020 com a redução do número de empregados e, com a adoção do home office,  vamos chegar a oito prédios ocupados pelas nossas áreas administrativas no Brasil — destacou.
 
O executivo lembrou que mesmo antes da pandemia a Petrobras já tinha diminuído o número de escritórios no exterior de 18 para apenas cinco, além de estar reduzindo o número de empregados expatriados, que é "uma mão de obra cara".
 
O executivo voltou a explicar que o trabalho em home office para os empregados da área administrativa, adotado desde fins de março por conta da pandemia, será mantido até o fim deste ano.
 
No entanto a companhia já está se preparando  para adotar mais tarde o teletrabalho para pelo menos metade dos  empregados da área administrativa, após a pandemia do novo coronavírus.
 
Já nas áreas operacionais  o retorno ao trabalho  presencial será gradual, dependendo das condições  sanitárias de cada localidade, tanto no Brasil como no exterior.
 
Estão sendo estudadas mudanças nos turnos de trabalho nas refinarias (normalmente de 8 horas), pois, segundo Castello Branco, alguns empregados estariam pleiteando turnos de 12 horas.
 
Venda de refinarias
 
Apesar da forte retração  econômica mundial por conta da pandemia, a Petrobras pretende concluir a venda das oito refinarias até o fim deste ano.
 
A informação foid dada nesta quarta-feira pelo presidente da companhia, Roberto Castello Branco, ao ressaltar que ficou muito satisfeito com as propostas recebidas na semana passada para a aquisição da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia.
 
Está prevista para o próximo mês a entrega das ofertas vinculantes (já com preço) para a Refinaria do Paraná (Repar).
 
Ao longo dos próximos meses  a Petrobras espera receber as propostas das demais refinarias, para assinar os contatos de venda até o fim do ano.
 
— Nossa expectativa ainda é assinar os contratos neste ano, mas pode ser que um ou outro "escorregue" para o próximo — garantiu Castello Branco — Mas está mantida a expectativa de fechamento das transações ao longo de 2021.
 
As outras refinarias à venda são a Abreu e Lima (Renest), em Pernambuco; a Gabriel  Passos (Regap), em Minas Gerais;  a Alberto Pasqualine (Refap), no Rio Grande do Sul; a Isaac Sabá (Reman), em Manaus; a fábrica de fertilizantes Lubnor;  e a Petrosix, unidade de industrialização do xisto.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe