Notícias

Milhões de trabalhadores migrantes devem voltar aos países de origem, diz OIT

Fonte: Poder 360


 
A crise econômica causada pela pandemia do coronavírus deixou muitos trabalhadores desempregados. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) alertou que migrantes estão voltando sem dinheiro aos seus países de origem depois de serem despedidos.
 
A OIT diz que a situação é preocupante, já que os países de origem têm mercados frágeis e que estão ainda mais debilitados pelas consequências da covid-19.
 
O problema dessa previsão se concretizar existe em duas frentes. Na 1ª, parte dos países de origem dos trabalhadores não têm mecanismos para integrá-los de forma ativa no mercado de trabalho. Aqui, a OIT destaca de forma especial os países da Ásia e África.
 
Na 2ª frente do problema estão as famílias que recebiam parte dos salários mensalmente e precisam desse dinheiro para sobreviverem. Ao perder parte do sustento, aumentando a pobreza e tendo impacto ativo na economia.
 
A estimativa é que existam 164 milhões de trabalhadores migrantes em todo o mundo, sendo quase metade mulheres. O número representa 1 total de 4,7% da força de trabalho global.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe