Notícias

MPT recebe mais de 1.900 denúncias de violação trabalhista na pandemia

Fonte: R7
 
Setores de atendimento hospitalar e administração pública foram os mais denunciados ao órgão, que atende a 46 municípios de São Paulo
 
O Ministério Público do Trabalho de São Paulo recebeu 1.902 denúncias de violações trabalhistas desde o início da pandemia do novo coronavírus.
 
As irregularidades, que constam num levantamento do órgão em 22 de junho, correspondem a 46 municípios do Estado entre a região metropolitana, o Grande ABC e a Baixada Santista.
 
Os setores mais denunciados foram, em geral, de atendimento hospitalar e administração pública, seguidos de transporte público e telemarketing.
 
Ao longo da pandemia, foram ajuizadas pelo MPT-SP 24 ações civis públicas por irregularidades trabalhistas relacionadas à covid-19 – destas, 16 por falta de EPIs (equipamentos de proteção individual) e quatro por dispensa em massas de trabalhadores.
 
O órgão expediu 680 recomendações a diversos setores da economia, entre eles estabelecimentos de saúde, indústria, agroindústria, empresas de delivery, ensino e educação, telemarketing, poder público, entre outros.
 
Como denunciar
 
As denúncias podem ser feitas pelo aplicativo MPT Pardal, disponível para Android e iOS, ou pelo pelo formulário pela internet disponível aqui.
 
Os números de telefone para atendimento de demandas em esquema de plantão, em finais de semana, feriados e horários diferenciados estão disponíveis na página do MPT.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe