Notícias

Porto do Açu vence prêmio internacional de sustentabilidade

Fonte: NF Notícias
 
Único porto da América Latina selecionado na competição concorreu com projeto de contingência relacionado a incidente de óleo na costa brasileira em 2019
 
O Porto do Açu venceu o Prêmio Mundial de Sustentabilidade da Associação Internacional de Portos (IAPH World Ports Sustainability Award) e recebeu o reconhecimento pelo projeto inscrito na disputa em cerimônia virtual realizada nesta quarta, 24 de junho, pela IAPH. A premiação reconhece portos que aprimoram e coordenam esforços de sustentabilidade em todo o mundo. O Açu foi o único porto da América Latina a ter seu projeto selecionado junto a outros 45 que se candidataram ao prêmio, em seis categorias, dentro da iniciativa do Programa Mundial de Sustentabilidade de Portos. A votação começou em fevereiro deste ano e foi disponibilizada no site da IAPH para voto popular. Um júri qualificado e formado por nomes do setor marítimo reconhecidos internacionalmente também participou da escolha.
 
Concorrendo com alguns dos maiores portos do mundo, o Porto do Açu foi o vencedor na categoria Segurança e Proteção, com o Projeto de Preparação para Emergências. O plano preventivo, proativo e integrado teve como objetivo capacitar os diferentes terminais do Açu e agentes competentes para atuação em possíveis incidentes de grandes proporções envolvendo óleo, após um derramamento que se espalhou por praias do nordeste brasileiro, em agosto de 2019. Com a possibilidade da chegada do material no litoral de São João da Barra (RJ), onde o empreendimento portuário está instalado, o Porto do Açu criou uma força-tarefa para gerenciar e responder ao incidente, assumindo papel de destaque na integração com a comunidade portuária, parceiros locais, , municípios e estado, INEA e Marinha do Brasil. As ações incluíram a formação de Comitê de Crise, monitoramento de dados oficiais, elaboração de relatórios diários, realização de treinamentos e exercícios simulados, monitoramentos in loco, incluindo linha de praia e aéreo com uso de drones.
 
“É uma honra vencer esse prêmio, principalmente nesta categoria que enfatiza os principais valores do Porto do Açu: segurança nas operações, colaboração entre parceiros e comprometimento com a sustentabilidade. Para nós, é um reconhecimento fantástico da capacidade do nosso porto, ainda jovem, de atuar preventivamente por meio de ações integradas, respondendo ativamente a situações de emergências e mitigando riscos para as pessoas, o meio ambiente e a comunidade portuária. Este prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais motivação e energia para seguirmos adiante.”, afirma José Firmo, CEO da Porto do Açu Operações.
 
Caso o petróleo atingisse a orla, seriam diretamente afetados importantes projetos do Porto do Açu como a Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Caruara – a maior reserva privada de restinga do país – e o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que já devolveu ao mar quase 1 milhão de filhotes da espécie Caretta-caretta. A economia local também poderia ser prejudicada, já que muitos moradores da região dependem da pesca para sustento.
 
O vazamento chamou atenção para os desafios relacionados à capacidade de resposta a incidentes de grandes proporções envolvendo óleo e reforçou o importante papel que os portos podem desempenhar nas ações de preparação e combate a emergências. O intuito é que sirva de legado para que demais portos no mundo tenham um plano já estruturado de reação a incidentes desta natureza.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe