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Sindaport orienta sobre golpe do falso boleto

Fonte: Sindaport / A Diretoria



Alguns associados entraram em contato com o SINDICATO porque efetuaram o pagamento de boletos falsos. Os documentos enviados por e-mail, embora citassem o nome do SINDICATO, não eram do mesmo banco utilizado por nossa entidade e nem tinham o SINDAPORT como favorecido.
 
O presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, faz um alerta. “Só encaminhamos boletos por e-mail para associados que solicitam tal procedimento. Todos os boletos são enviados pelos Correios. O associado tem que ficar atento: o nome do SINDICATO tem que estar como favorecido. Não emitimos cobrança em nome de outra empresa”, avisa, sendo que em caso de dúvida é importante ligar para o SINDICATO.
 
O associado também deve ficar atento ao banco onde o pagamento deve ser feito. No caso do golpe aplicado aos associados do SINDAPORT, o banco era diferente do qual o SINDICATO trabalha. O banco oficial credenciado  pelo SINDAPORT para emissão de boletos é o Santander.
 
Ao receber o boleto confira sempre:

se o boleto é do Santander;
   
se o e-mail de origem corresponde ao domínio @sindaport.com.br
   
não abra o anexo caso não seja enviado por nós; e
   
antes de confirmar o pagamento confira na tela todas as informações, tais como: data de vencimento, valor  e, principalmente,  se os dados do favorecido  são do SINDAPORT.
 
“O registro de toda a nossa cobrança é realizado somente no Santander.  Portanto, se você receber boleto de outra instituição bancária em nome do SINDAPORT entre em contato conosco imediatamente, antes de efetuar o pagamento. Assim como outras empresas e até órgãos do Governo, infelizmente, nossos dados também podem ser hackeados e utilizados por golpistas”.
 
Segundo Everandy Cirino, o banco Santander informou que não é responsável por pagamentos efetuados por meio de boletos falsificados, ou seja, não há ressarcimento em caso de pagamento de documentos falsos.
 
Por isso, para não cair no golpe do boleto falso, confira as dicas do Procon-SP para não ter dor de cabeça:
 
– Fique atento à qualidade do documento. Muitos boletos falsos enviados para residências possuem erros de português; formatação fora do padrão, como impressão torta etc.;
 
– Ao receber qualquer boleto em sua residência, verifique também se os seus dados estão corretos (nome completo e endereço), não deixe de observar também o nome da empresa responsável pelo envio;
 
– Confira o código bancário e certifique-se que os três primeiros números da linha digitável do boleto correspondem ao código do banco emissor do documento, cuja lista pode ser acessada no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Se os números não baterem, não faça o pagamento e procure o fornecedor;
 
– Desconfie de notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos de boletos recebidos por e-mail. Não clique ou abra qualquer link até confirmar com a empresa que a correspondência é válida;
 
– Antes de finalizar o pagamento, verifique se os dados do cedente, informados na tela após a leitura ou digitação dos números do código de barras, correspondem ao fornecedor do produto ou serviço contratado;
 
– Não efetue o pagamento antes de certificar-se de que possui algum débito junto ao fornecedor em questão;
 
– Nas compras feitas no comércio eletrônico verifique se o endereço do site é iniciado com https://, isso indica que o site é seguro;
 
– Mantenha programas antivírus e firewall atualizados, pois se algum programa malicioso estiver instalado em seu computador, ele poderá gerar um boleto falso no momento de pagar a compra.
 

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