Notícias

Trabalho infantil pode atingir milhões de crianças devido à pandemia, alerta ONU

Fonte: O Globo
 
Com o fechamento das escolas, crianças podem ser obrigadas a trabalhar sobretudo em regiões como África e América Latina
 
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o avanço da pandemia do novo coronavírus  (Sars-Cov-2) pode levar milhões de crianças ao trabalho infantil . Hoje, essa atividade já afeta 152 milhões de crianças e adolescentes no mundo, diz a entidade.
 
Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil vem aumentando com o fechamento de escolas devido à pandemia, Esse fechamento afetou mais de 1 bilhão de jovens em cerca de 130 países até o momento.
 
"Mesmo quando as aulas recomeçarem, alguns pais podem não ter mais condições de enviar seus filhos para a escola”, alertaram a OIT e a Unicef em uma declaração conjunta.
 
"À medida que a pandemia afeta a renda familiar, se não tiverem ajuda, muitos podem recorrer ao trabalho infantil", disse Guy Ryder, diretor geral da OIT. "A proteção social é vital em tempos de crise, pois fornece assistência às pessoas mais vulneráveis nesses momentos".
 
De acordo com o relatório, com o avanço do novo coronavírus e sem estudos, mais crianças podem ser "forçadas a trabalhar em atividades perigosas, e as desigualdades de gênero podem se tornar mais agudas, com as meninas particularmente vulneráveis à exploração na agricultura e no trabalho doméstico”.
 
O problema é particularmente grave na África, onde uma em cada cinco crianças está envolvida em trabalho infantil . Mas a exposição a ele também pode ser intensa em regiões como a América Latina, segundo informe da OIT e da Cepal.
 
"A desaceleração da produção, o desemprego, a baixa cobertura da proteção social, a falta de acesso à seguridade social e os níveis mais altos de pobreza são condições que favorecem o aumento do trabalho infantil" na América Latina e no Caribe, afirmam.
 
O relatório, publicado na última sexta-feira (12), Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, pede que os governos da região tomem medidas para evitar esse cenário.
 
"Os indicadores de trabalho infantil e adolescente podem aumentar significativamente se estratégias não forem implementadas para reduzir o impacto", enfatiza o documento.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe