Notícias

Navio de cargas é liberado da quarentena no Porto de Santos, SP

Fonte: G1 Santos
 
Log-in Jatobá, que teve 15 casos positivos para Covid-19, cumpriu o período de quarentena e não registrou novos tripulantes com sintomas da doença.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (3), que o navio de cargas Log-in Jatobá foi liberado da quarentena no Porto de Santos, litoral paulista. A embarcação estava com as operações suspensas desde o dia 12 de maio e registrou 15 casos de Covid-19 a bordo.
 
No dia 16 de maio, três tripulantes da embarcação foram desembarcados para atendimento hospitalar. O Log-in Jatobá chegou a Santos com 21 tripulantes brasileiros e passou por inspeção após cinco pessoas apresentarem sintomas da doença.
 
Conforme explica a Anvisa, o período de quarentena do navio superou os 14 dias previstos porque parte da tripulação voltou a ter resultado positivo para Covid-19 em testes rápidos aplicados a bordo no dia 27 de maio. Após uma avaliação médica, a Agência autorizou o navio a operar.
 
Já a embarcação Essayra está impedida de operar momentaneamente. A Anvisa afirma aguardar os resultados laboratoriais de todos os 21 tripulantes a bordo, já que o navio apresentou suspeitas de Covid-19.
 
Desembarques para repatriação
 
Segundo a agência reguladora, nesta quinta e sexta-feira haverá novos desembarques de tripulantes para o retorno aos seus países de origem.
 
Na quinta-feira (4) , segundo a Anvisa, serão desembarcados 203 tripulantes de nacionalidade indiana dos navios MSC Música, MSC Poesia e MSC Seaview. Na sexta-feira (5) sairão mais 217 tripulantes, também indianos, destes três navios.
 
Repatriação
 
Conforme explica a Anvisa, a repatriação é uma decisão da empresa, que pode optar por manter os tripulantes a bordo das embarcações ou enviá-los de volta para seus países de origem.
 
A decisão da companhia passa por aspectos específicos como a própria manutenção da embarcação e o planejamento operacional. A empresa marítima pode solicitar os desembarques a medida em que considera necessário.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe