Brasil perderá mais renda que 63% dos países

Fonte: Valor Investe

Cálculos da FGV, com base em dados do FMI, cada brasileiro ficará, em média, 5,9% mais pobre em 2020 em relação ao ano passado

A recessão provocada pela pandemia de covid-19 vai reduzir o nível da renda no Brasil mais do que na maioria dos países, mostra levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), com base nas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com o levantamento, o PIB per capita brasileiro — que consiste na divisão do Produto Interno Bruto (PIB) pela população total — deve recuar para US$ 13.602 neste ano, 5,9% abaixo do ano passado. O valor leva em conta o critério de paridade de poder de compra (PPP, na sigla em inglês).

Essa queda será mais intensa do que 63% dos 190 países com previsões de PIB per capita acompanhados pelo FMI. Apesar disso, o país fica praticamente estável no ranking global de PIB por habitante, passando de 87ª posição em 2019 para 85ª posição em 2020 entre 192 países.

Marcel Balassiano, pesquisador do Ibre/FGV e autor da análise, diz que a queda prevista para o PIB per capita brasileiro é mais intensa do que países emergentes como Rússia (-5,3%) e Colômbia (-3,3%), por exemplo. Outras economias podem mesmo crescer a renda per capita como China (+0,9%) e Índia (+0,5%).

O quadro se revela mais dramático que o brasileiro, porém, sobretudo nos países desenvolvidos mais afetados pelo coronavírus. Projeções do FMI analisadas pelo pesquisador apontam para recuo mais intenso do PIB per capita da Itália (-8,9%), Espanha (-8,4%) e Estados Unidos (-6,4%).

“O foco, inicial, da pandemia foi nos países avançados, como EUA, Reino Unido, Itália, Espanha, França, que sofreram e ainda sofrem muito com essa crise de saúde, com impactos na economia”, diz Balassiano.

Na última sexta-feira, o IBGE divulgou que o PIB brasileiro recuou 1,5% no primeiro trimestre deste ano, frente ao quarto trimestre do ano passado. Foi o pior desempenho da economia desde o segundo trimestre de 2015. O resultado ficou em linha com o esperado por analistas.

O Brasil deve seguir na lanterna mundial no ano que vem. Levantamento do Ibre/FGV mostra que a renda per capita brasileira deverá crescer 2,2% e atingir US$ 13.906. Esse desempenho será inferior ao de 73% da lista de 190 países com projeções de PIB per capita divulgada pelo FMI.