Notícias

Porto de Itajaí, em Santa Catarina, entra na lista para ser desestatizado

Fonte: Santaportal
 
Não é um processo simples de se fazer
 
O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, vai entrar no processo de desestatização proposto pelo Governo Federal. A informação exclusiva foi divulgada hoje no Bom Dia Cidades, da Santa Cecília, trazida por Maxwell Rodrigues, apresentador do programa Porto & Negócios, também da emissora, depois de entrevista com Diogo Piloni, secretário Nacional de Portos. O especial será levado ao ar em duas partes, que serão exibidas pela atração nos dias 9 e 16 de junho, às 22 horas.
 
"Já tínhamos o conhecimento do Porto de Santos, São Sebastião e Vitória. Agora, o mercado conhece, pela Santa Cecília TV e pelo Santaportal, a informação de que o Porto de Itajaí fará parte disso", afirma Maxwell. "O Porto de Itajaí vem crescendo significativamente e, principalmente os portos do Sul do País, fazendo escoamento de commodities (produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como café e soja). A gente sabe que o Porto de Santos também tem um viés muito grande para commodities. Independentemente da participação de cada Porto, o importante é que pasamos por um novo processo, fomentando principalmente o negócio dentro dessas áreas portuárias, o que é importante para dentro do Brasil, até porque há uma carência muito grande de movimentação de cargas", emenda.
 
Rodrigues acredita que cada porto vai ter sua estrutura com um DNA específico e também percebe o caminhar dos portos brasileiros para a desestatização, porém com calma. "Não é um processo simples de se fazer. Acredito que, particularamente, vai ter um processo diferente em cada porto em virtude desse DNA que pontuei e dará celeridade para que outros processos sejam feitos no País. Não acredito que a gente consiga, dentro do atual governo, desestatizar mais do que os portos que estão sendo propostos. É um passo de cada vez", explica.
 
Antes das duas partes da entrevista com Diego Piloni, o programa Porto & Negócios trará em 2 de junho, também às 22 horas, uma entrevista com Mayhara Chaves, presidente da Companhia Docas do Estado do Ceará, a primeira mulher a comandar uma Companhia Docas.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe