Notícias

Porto de Santos iniciará dragagem de manutenção

Fonte: Portos e Navios
 
A Santos Port Authority (SPA) aguarda para esta terça e quarta (19 e 20) a chegada de dois equipamentos que farão o serviço de dragagem de manutenção de berços de atracação no Porto de Santos, no âmbito do contrato com a empresa DTA Engenharia.
 
A expectativa é que, cumpridos os trâmites de inspeção dos equipamentos pela autoridade marítima e após a emissão do termo de recebimento do serviço realizado pelo Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), relativo ao contrato de dragagem de readequação da geometria do canal, a manutenção seja iniciada imediatamente.
 
A dragagem começará pelos berços de atracação de terminais de contêineres que tiveram redução pontual de calado operacional. A projeção da SPA é que, uma vez iniciado o serviço, a profundidade de projeto desses berços seja recuperada em até duas semanas.
 
O contrato de manutenção com a DTA foi assinado em 8 de janeiro, mas estava "sub judice". A liminar que impedia o início dos trabalhos foi cassada no dia 23 de abril e, no dia 29 de abril, foi assinada a ordem de serviço para a mobilização dos equipamentos de berços. O contrato tem prazo de 24 meses e visa a manutenção das profundidades do canal de navegação e berços de atracação do Porto de Santos.
 
A dragagem no Porto de Santos é um serviço realizado de forma contínua e ininterrupta. Devido às características do estuário santista, de águas pouco profundas e com assoreamento constante - agravado no período de outono e inverno -, é necessário garantir cotas mínimas para a navegação. A dragagem é realizada nos trechos do canal de navegação, por onde os navios trafegam; nas bacias de evolução, onde os navios executam as manobras de giro; e nos berços de atracação.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe