Notícias

Cruzeiro que registrou casos de coronavírus desembarca mais 27 tripulantes italianos em Santos, SP

Fonte: G1 Santos
 
Outros dois navios seguem em quarentena com casos confirmados de Covid-19 no Porto de Santos, SP
 
O navio de cruzeiros Costa Fascinosa, que segue fundeado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, deve desembarcar 27 tripulantes italianos entre esta quinta (17) e sexta-feira (8). As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa. A embarcação terminou a quarentena no dia 27 de abril, após 14 dias sem apresentar novos casos de coronavírus.
 
Os tripulantes que serão desembarcados devem seguir diretamente para o aeroporto de Guarulhos para seguirem para o país de origem. Segundo informações da Anvisa, estão previstos seis desembarques para a manhã desta quinta-feira. Os outros 21 tripulantes devem deixar o navio apenas na sexta. Até a manhã desta quinta-feira, haviam 397 pessoas a bordo.
 
A embarcação chegou a Santos com 764 tripulantes e iniciou a quarentena no dia 19 de março. Foram confirmados 30 casos a bordo, sendo 20 com diagnóstico via teste rápido e os outros 10 que passaram por atendimento hospitalar fora do navio. Destes, três morreram, quatro foram liberados para repatriação e três seguem internados em um hospital de Santos.
 
O último desembarque para atendimento emergencial aconteceu no dia 4 de abril e foi o do médico que morreu no dia 16 deste mês. O último óbito ocorreu na sexta-feira (24). A vítima foi um tripulante do sexo masculino, de 44 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital local. O tripulante havia desembarcado no dia 26 de março.
 
A Costa Cruzeiros informa que está atuando em cooperação com os canais diplomáticos, a Anvisa e companhias aéreas para planejar o desembarque dos tripulantes de forma segura do navio Costa Fascinosa. A Costa está trabalhando para garantir aos tripulantes o retorno aos seus destinos de origem com base na liberação das autoridades e disponibilidade de voos.
 
Outros navios
 
O cruzeiro MSC Seaview confirmou 86 casos de coronavírus em tripulantes a bordo e segue em quarentena no Porto de Santos até o dia 14 de maio. O navio chegou na Cidade no dia 19 de março e foi colocado em isolamento pela Anvisa em 30 de abril, quando dez tripulantes apresentaram resultado positivo para Covid-19 em testes rápidos.
 
Os outros diagnósticos se referem ao resultado de exames feitos em 615 tripulantes, que permanecem em isolamento na embarcação. Os exames foram custeados pela própria empresa marítima, que decidiu testar todos os tripulantes da embarcação. Não houve necessidade de desembarcar tripulantes para atendimento de emergência e todos seguem em bom estado de saúde.
 
O MSC Musica foi liberado da quarentena nesta terça-feira (5) com 296 tripulantes a bordo. Ele foi colocado em isolamento porque um tripulante testou positivo para Covid-19 após internação hospitalar com um quadro de anemia. Não há outras suspeitas da doença no navio e nem previsão de desembarques. Já o MSC Poesia, que também está em Santos, não entrou em quarentena, pois não houve registro de casos a bordo.
 
O navio de carga Bárbara também está em quarentena no Porto de Santos, desde a última sexta-feira (1º), quando dois tripulantes testaram positivo para Covid-19. A previsão é que ele fique isolado no cais santista até 15 de maio. A empresa responsável pela embarcação ainda aguarda o resultado de contraprova dos exames realizados na tripulação.
 
O navio graneleiro Saldanha foi liberado da quarentena após 14 dias do diagnóstico de um caso a bordo. Durante esse período, nenhuma outra suspeita de Covid-19 foi registrada na embarcação. Ele permanece fundeado em Santos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe