Notícias

Navio em quarentena em Santos confirma mais 6 novos casos positivos de Covid-19

Fonte: G1 Santos
 
Ao todo, embarcação MSC Seaview tem 86 tripulantes a bordo testados positivo para a doença.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na tarde desta terça-feira (5), que o navio MSC Seaview teve mais seis confirmações de tripulantes a bordo que testaram positivo para Covid-19. Ao todo, a embarcação tem 86 casos confirmados da doença e está em quarentena desde a última quinta-feira (30) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
 
O Seaview está fundeado no cais santista desde 19 de março, data em que todos os passageiros foram desembarcados, e entrou em quarentena após dez tripulantes na embarcação apresentarem resultado positivo para o novo coronavírus em testes rápidos.
 
Os novos diagnósticos se referem ao resultado de exames feitos em 615 tripulantes, que permanecem em isolamento na embarcação. Até a tarde de segunda-feira (4), 30 exames laboratoriais e testes rápidos da doença ainda estavam em análise. Nesta terça, o órgão recebeu todos os resultados, que comprovaram o aumento de mais seis casos. As confirmações fazem parte do relatório de saúde da embarcação que é enviado diariamente para o órgão.
 
Além do Seaview, o navio de carga Bárbara também está em quarentena no Porto de Santos, desde a última sexta-feira (1º), quando dois tripulantes testaram positivo para Covid-19. A previsão é que ele fique isolado no cais santista até 15 de maio.
 
Outros navios
 
O navio graneleiro Saldanha foi liberado da quarentena após 14 dias do diagnóstico de um caso a bordo. Durante esse período, nenhuma outra suspeita de Covid-19 foi registrada na embarcação.
 
O MSC Musica foi liberado da quarentena nesta terça-feira (5), com 296 tripulantes a bordo. Ele foi colocado em isolamento porque um tripulante testou positivo para Covid-19 após internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. O teste positivo foi realizado antes de o tripulante ter alta. O tripulante é indiano e tem 32 anos. Não há outras suspeitas da doença no navio. O processo de desembarque está previsto para ser reiniciado na quarta, 6 de maio, para que os tripulantes peguem voos para suas casas.
 
O navio de cruzeiros Costa Fascinosa já está liberado da quarentena desde 27 de abril. A empresa responsável está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima.
 
Na segunda-feira (4), cinco tripulantes desembarcaram para retorno aos seus países de origem. Também desembarcaram do Costa Fascinosa 75 tripulantes brasileiros (05/04); 227 tripulantes filipinos, que deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado (11/04); 32 tripulantes, sendo cinco com destino à Europa e 27 com destino às Filipinas (28/04); 17 tripulantes, sendo seis italianos, um espanhol e dez indonésios (30/04); e 13 tripulantes italianos e portugueses (02/05).
 
O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Dois dias depois, foi colocado em quarentena. Dez pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência no dia 4 de abril. Ao todo, 30 tripulantes testaram positivo para Covid-19, 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros dez foram os que desembarcaram e também testaram positivo. Desses, três vierem a óbito.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe