Notícias

83% dos trabalhadores estão vulneráveis à crise de emprego e renda, avalia estudo

Fonte: Valor Investe
 
Percentual corresponde a 77 milhões de pessoas
 
 
Um levantamento realizado por pesquisadores da USP e da Cebrap mostra que 83,5% dos trabalhadores brasileiros ocupados estão em posições vulneráveis à redução do emprego ou da renda durante o periodo de isolamento social, o que corresponde a 77 milhões de pessoas.
 
De acordo com o levantamento, que integra a chamada Rede de Pesquisa Solidária, formado por mais de 40 pesquisadores, 36,6% dos trabalhadores são vulneráveis porque estão em vínculos informais, considerado altamente instáveis.
 
“Trabalhadores domésticos são, homogeneamente, o segmento mais afetado, seguidos dos trabalhadores dos serviços pessoais de beleza”, resume o documento, assinado pelos pesquisadores Ian Prates e Rogério Barbosa.
 
Outros 45,9% dos trabalhadores ameaçados são formais, mas em atividades afetadas pela dinâmica econômica. Esses são chamados na pesquisa de “novos vulneráveis”. Esse grupo é composto por pessoas brancas, com ensino superior completo.
 
Quanto aos segmentos mais protegidos, estão atividades pouco afetados economicamente e com vínculos de baixa vulnerabilidade. É o caso, por exemplo, dos trabalhadores empregados nas administrações públicas estadual e municipal e também por empregados em supermercados e hipermercados.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe